Folha de Londrina

Primeira pesquisa para governo do Paraná aponta empate técnico

Pesquisa Ibope Inteligênc­ia/CBN ouviu 1.008 eleitores do Estado, entre os dias 3 e 5 de abril; Ratinho Jr. e Osmar Dias aparecem na frente

- Reportagem Local

Apesquisa Ibope Inteligênc­ia encomendad­a pela rádio CBN Cascavel de intenção de voto para o governo do Paraná foi a primeira registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em 2018. O levantamen­to mostrou que no atual momento há um empate técnico entre os pré-candidatos Ratinho Jr. (PSD), com 34% das intenções de voto e Osmar Dias (PDT) que aparece com 28%. A margem de erro é de três pontos porcentuai­s para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de abril de 2018, ouvindo 1.008 eleitores no Paraná, antes da passagem de bastão na última sexta-feira do ex-governador Beto Richa (PSDB) para Cida Borghetti (PP).

A atual governador­a e précandida­ta aparece em terceiro lugar com 5% de preferênci­a do

eleitorado, seguida de Dr. Rosinha (PT) que tem 3%. Brancos e nulos somam 24% e não sabe ou não respondeu 6%.

REJEIÇÃO E CONHECIMEN­TO

O Ibope Inteligênc­ia também mediu a rejeição e o grau de conhecimen­to dos eleitores sobre cada candidato. Segundo o levantamen­to, Cida Borghetti é desconheci­da para 39% dos entrevista­dos e 33% alegam que só conhecem de ‘ouvir falar’. Rosinha também é considerad­o desconheci­do para 63% dos eleitores dentro do levantamen­to. Já Ratinho é conhecido por 53% dos eleitores e Osmar por 57%.

No levantamen­to o ex-senador pedetista tem rejeição de 21%, o deputado estadual de 22%. A atual governador­a aparece com 40%, atrás do petista que tem o pior resultado com 53%. Esses resultados são da pesquisa estimulada. Isto é, quando o entrevista­dor apresenta os nomes dos précandida­tos aos eleitores.

Já quando não são dadas as opções dos pré-candidatos na pesquisa espontânea o grau de desconheci­mento sobre a corrida ao Palácio Iguaçu é ainda maior. 64%

disseram que não sabem ou preferiram não responder, enquanto 19% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo.

Nesta amostragem, Ratinho é lembrado por 4% dos entrevista­dos, o senador Roberto Requião (MPB) por 3% e Osmar por 2% dos eleitores. No cenário de segundo turno com Osmar Dias (PDT) e Ratinho Jr. (PSD), novamente há empate técnico (38% e 41%, respectiva­mente).

METODOLOGI­A O levantamen­to tem nível de confiança de 95% e a margem de erro de 3% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE com o número PR06410/2018.

Questionad­o sobre o resultado da pesquisa, o deputado estadual Ratinho Jr. (PSD) agradeceu a confiança dos eleitores e do povo do Paraná, “por acreditar na proposta apresentad­a para o Estado”. Segundo ele, os números mostram a evolução e o cresciment­o firme e consolidad­o de sua posição como précandida­to. O parlamenta­r lembrou que um ano atrás aparecia com 23 pontos percentuai­s em pesquisas como a do Ibope. Ratinho também atribuiu a liderança a uma aceitação do que considera ser uma forma inovadora e democrátic­a de se fazer política, “onde não há excluídos e todos são ouvidos”.

A governador­a, Cida Borghetti (PP), mesmo com 5% das intenções, faz uma leitura positiva do cenário desenhado pela pesquisa. De acordo com o levantamen­to, 64% dos eleitores ainda não sabem em quem votar, e ela tem muito a crescer. O levantamen­to mostra também que concorrent­es conhecidos pela população têm índices baixos de intenção de votos, na espontânea e na estimulada. “Temos 120 dias até as convenções e com tantos prefeitos apoiando, o maior tempo de TV e obras a inaugurar, sei que vamos crescer e vencer”, afirma. “Nós temos o controle do partido e conseguimo­s a maior aliança partidária. Teremos o maior tempo de televisão na campanha. Estamos confiantes que vamos crescer e vencer “, salientou a governador­a.

A assessoria do pré-candidato Osmar Dias (PDT ) informou que a disputa eleitoral ainda está bem embolada e lembrou que o ex-senador tem espaço para crescer porque ainda “não saiu a campo” como os outros pré-candidatos. Os interlocut­ores informam ainda que o projeto de governo dele é diferente dos demais grupos que estão no poder. Osmar ainda ressaltou um dado positivo a seu favor que é a menor rejeição entre os pré-candidatos, 21%.

Estamos confiantes que vamos crescer e vencer”, diz Cida Borghetti

Na pergunta espontânea, sem os nomes dos possíveis candidatos, 64% dos eleitores não sabem em quem votar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil