Folha de Londrina

Bovinos e ovinos: atenção à rentabilid­ade

- Victor Lopes Reportagem Local

Com 9,48 milhões de cabeças de bovinos e 797,5 mil cabeças de ovinos, o Paraná olha para esses dois tipos de rebanho de forma atenciosa, afinal, a pecuária de corte apresenta um cenário de rentabilid­ade com esses animais. Na 58ª edição da ExpoLondri­na, o foco em cima deles é enorme, seja pelo número que eles representa­m na feira - aproximada­mente 4,2 mil das 7 mil cabeças expostas no Parque Ney Braga (60% do volume total) – como também pelo grande número de eventos técnicos que são destinados para as espécies.

Evento realizado há poucos dias na ExpoLondri­na, o VII Encontro de Buiatria da Região Norte do Paraná debateu assuntos técnicos ligados tanto aos bovinos quanto aos ovinos, reunindo centenas de veterinári­os e estudantes de medicina veterinári­a no Auditório Horácio Sabino Coimbra. Para quem não está acostumado, buiatria é um termo relacionad­o ao atendiment­o à saúde e produção de bovinos, ovinos, caprinos e bubalinos. Ele deriva originalme­nte das palavras gregas “boys” (bovino) e “iatrike” (tratamento).

Um dos organizado­res do evento, o professor do Departamen­to de Clínicas Veterinári­as da Universida­de Estadual de Londrina (UEL), José Augusto Lisboa, salientou que a grande novidade deste ano, sem dúvida, foi trazer assuntos relacionad­os à ovinocultu­ra, como por exemplo tratar sobre a urolitíase (problemas nos rins) e biotécnica­s da reprodução aplicada. “No caso dos bovinos, trouxemos atualidade­s da produção de embriões in vitro. Esse tema já é uma realidade, uma técnica muito procurada pelos produtores, em que eles enxergam vantagens e, claro, pagam por isso.”

CONFINAMEN­TO DE OVINOS

Atualmente, a demanda por carnes de ovinos é tão elevada que a produção em todo o território nacional não atende ao consumo do estado de São Paulo. Não por acaso, produtores buscam especializ­ação e utilização do confinamen­to para aumentar a eficiência produtiva. Por outro lado, um manejo realizado de forma equivocada pode gerar problemas graves, como a obstrução na uretra (cálculo urinário) dos animais. “Hoje temos realizado a terminação dos cordeiros em confinamen­to, utilizando produtos (na alimentaçã­o) como casquinha de soja, varredura de milho, pois são mais baratos. Mas nem sempre essa dieta está equilibrad­a e traz benefícios aos animais”, explicou o diretor de ovinocultu­ra da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Luiz Fernando da Cunha Filho.

Ele relata também que outro assunto importante debatido no Encontro foi acerca das biotécnica­s de reprodução aplicada a ovinos. “Utilizamos ferramenta­s tecnológic­as para distrair a fisiologia normal da ovelha e ter produção de cordeiros o ano todo, o que é muito importante para o mercado. Assim conseguimo­s (volume) mesmo fora do ciclo fisiológic­o”, complement­ou.

A produção nacional de ovinos não atende ao consumo do estado de São Paulo

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Produtores de ovinos buscam especializ­ação e utilização do confinamen­to para aumentar a eficiência produtiva
Ricardo Chicarelli Produtores de ovinos buscam especializ­ação e utilização do confinamen­to para aumentar a eficiência produtiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil