Folha de Londrina

A jornada do equilíbrio

‘Ah, Os Lugares Aonde Você Irá!’, obra infantil de Dr. Seuss, oferece otimismo aos altos e baixos da vida

- Marcos Losnak Especial para a Folha2

A vida é uma jornada. Para a caminhada é necessário pés e cabeça. Pés para andar e cabeça para entender o que acontece durante a jornada.

Em “Ah, os Lugares Aonde Você Irá!”, o escritor e ilustrador norte-americano Dr. Seuss (1904 – 1991) apresenta às crianças a existência como uma jornada repleta de escolhas.

Lançado pela editora Companhia das Letrinhas em nova tradução, a obra traz a história de um garotinho em sua caminhada pela vida. Contando com os pés e a cabeça, segue com autonomia escolhendo a direção a seguir.

Com uma boa dose de imaginação, percorre lugares fantástico­s. Tudo muito genial, radical e colossal. Torna-se o primeiro, o melhor, rumo ao topo do mundo.

Em pouco tempo o personagem percebe que a existência também percorre caminhos outros. E acaba chegando a novos lugares. O lugar dos apuros, no lugar do medo, no lugar das roubadas, no lugar das enrascadas, no lugar do fracasso, no lugar das dores, o lugar da depressão e outros lugares mais.

Mas como jornada é jornada, o garoto segue em frente. Confuso e repleto de dúvidas. Encontra tédio e, logo em seguida, diversão. Encontra festa e, logo em seguida, solidão. Entre prazeres e problemas ele segue.

Com otimismo, Dr. Seuss, em “Ah, Os Lugares Aonde Você Irá!”, deixa claro que na vida não existe estabilida­de. As alternânci­as, os altos e baixos, fazem parte da existência. O ser humano pode viver o paraíso e o inferno num único mês, numa única semana, num único dia ou, quem sabe, numa única hora. E segue em frente.

Jornada é a vida. Pés para caminhar e cabeça para entender a caminhada.

 ?? ImAgens: DivulgAção ??
ImAgens: DivulgAção
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil