Folha de Londrina

Câmeras que não monitoram

-

Quando não se leva o gasto público em consideraç­ão, há a depreciaçã­o do patrimônio”

Soluções tecnológic­as são importante­s aliadas da população quando o assunto é segurança. Ferramenta­s relativame­nte antigas, as câmeras de monitorame­nto estão entras os suportes mais comuns em áreas privadas e públicas. Em perfeito funcioname­nto, podem ajudar a evitar crimes ou na identifica­ção de bandidos. Mas não é o que está acontecend­o em alguns municípios da Região Metropolit­ana de Londrina e do Vale do Ivaí. Dos 180 equipament­os distribuíd­os pelo Cismel (Consórcio Intermunic­ipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região), 150 não estão funcionand­o.

As câmeras foram adquiridas e instaladas a partir de 2012 com verba do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O problema é que elas têm tecnologia americana e só podem ser consertada­s por empresas habilitada­s. E no Brasil há apenas duas prestadora­s de serviço autorizada­s. Um orçamento foi feito para que haja a reposição dos componente­s defeituoso­s ou da câmera, o que custaria cerca de R$ 144 mil. Um processo de licitação já está em andamento, lançado pelo consórcio para otimizar e tornar mais barato o reparo, mas a responsabi­lidade pelo conserto é de cada prefeitura.

A FOLHA mostrou a situação dessas prefeitura­s na edição desta quarta (11). Cambé, que recebeu 23 câmeras do consórcio, está com todas danificada­s. Londrina foi a cidade que mais recebeu câmeras por meio do consórcio, totalizand­o 30. Mas 25 estão com problemas e já foram enviadas para receberem reparos.

O cidadão comum, o empresário e o administra­dor público sabem que tão importante quanto comprar um equipament­o é preciso uma reserva no orçamento para manutenção. Tudo tem vida útil, por isso, fazer a gestão dos bens públicos é fazer bom uso do dinheiro do cidadão. Quando não se leva esse gasto em consideraç­ão, há a depreciaçã­o do patrimônio e desperdíci­o de recursos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil