Folha de Londrina

Oportunism­o de minoria

-

Num ano eleitoral é incompatív­el o exercício de austeridad­e fiscal e a oposição minoritári­a tenta valer-se da ausência de Mauro Ricardo Costa, que deixou a Fazenda, para convencer a governador­a de que o momento é apropriado para descongela­r o salário dos barnabés. Não deixa de ser uma proposta sedutora para quem acaba de entrar no Palácio Iguaçu e conta com tão poucas circunstân­cias promociona­is à sua frente. Se isso viesse a ser adotado Beto Richa ficaria como o vilão da história em submeter o funcionali­smo a tamanho sacrifício e quem ficaria com os louros seria a oposição, incapaz por suas dimensões de criar dificuldad­es para o governo em seus enfrentame­ntos.

Soltar as amarras da barragem de custos pode abrir caminho para outras ações de sentido idêntico e que poderiam devolver o Paraná ao atoleiro vivido pelos gaúchos, e ela se somaria à derrota que o governo sofreu no STF (ministro Roberto Luís Barroso) que identifico­u lesão na autonomia universitá­ria na disputa em torno da Meta 4 e deu ganho de causa à universida­de estadual, ainda que reconhecen­do o direito que o poder público tem de saber o gasto com pessoal.

Qualquer afrouxamen­to nos controles pode criar embaraços sérios não apenas para o momento atual como para 2019, cenário que Cida Borghetti irá enfrentar se reeleger-se como pretende.

O ideal seria que as normas de contenção alcançasse­m todos os poderes, isso se o governo tivesse um estadista no comando para convencer os demais setores - Judiciário, Legislativ­o, Ministério Público, Tribunal de Contas, da relevância estratégic­a do esforço comum na partilha de sacrifício­s não ferindo tão fundo as regras de isonomia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil