Folha de Londrina

Uma infinidade de sabores

Variedade gastronômi­ca transforma a ExpoSabore­s em um dos pontos mais visitados no parque Ney Braga

- Matheus Camargo Estagiário

Éo terceiro ano consecutiv­o que o marroquino Mohamed El Hawwary traz sua loja de doces para a ExpoLondri­na. Morando há seis anos em Tubarão (SC), o comerciant­e tem um estande na ExpoSabore­s e conta que se impression­ou com o evento realizado no parque Ney Braga (zona oeste) no primeiro ano. “Durante a ExpoInter, [em Esteio] no Rio Grande do Sul, várias pessoas do agronegóci­o falavam daqui e eu vim visitar. Percebi que dá para fazer negócio aqui e no ano seguinte já coloquei a barraca.”

A ideia inicial era de vir para divulgar a marca, já que El Hawwary se tornou o representa­nte da loja no sul do Brasil. Porém, o resultado de vendas surpreende­u e o plano agora é abrir um ponto fixo na cidade. “Nos dois anos consegui bater a meta de quilos. Primeiro, queria vender 1.500kg e consegui. Depois, vendi 1.700kg. Agora espero ficar entre 2.000kg e 2.500kg”, contou.

A ExpoSabore­s é um dos pontos mais conhecidos e procurados da feira. São vendidos bolos, doces, queijos, sucos e salgados, entre outros diversos itens. A doceira Lenir Pereira está na ExpoLondri­na há 18 anos e nunca se arrependeu. Segundo ela, que administra a FIG Doces, “não tomei prejuízo nenhuma vez”. Como novidade, ela trouxe o doce de jiló cristaliza­do – que não é como o de conserva, afirma. Porém, mantém como carro-chefe da barraca o doce de jaca, segundo ela, o mais procurado por quem visita a ExpoSabore­s.

Outro item bastante procurado na feira é o molho de pimenta da Kuasnei, que vende produtos em conserva. Apenas com produção familiar, Ricardo Novosad, de Prudentópo­lis (Centro-sul), monta o estande há seis anos no mesmo local e sempre sai feliz com o lucro. “Todo ano esperamos que seja melhor e isso vem acontecend­o. O consumidor experiment­a o produto, principalm­ente a pimenta, e vem de novo, traz outros amigos.”

Já os mineiros de Piumhi trouxeram mais de 50 variedades de queijos, manteiga, lombo, cachaça, doce de leite, goiabada, tudo produzido regionalme­nte na região da Serra da Canastra. O proprietár­io do Empório Mineiro Cabana de Palha, José Marcelo Elorde, conta que foi atraído pela grandiosid­ade do evento e qualidade dos expositore­s. “O queijo meia cura é o nosso carro-chefe”, destaca. “O pessoal é muito receptivo e os nossos produtos têm boa aceitação”, afirma.

Outra atração é o estande do sítio Boa Esperança, do distrito de Guaravera, zona sul de Londrina. O produtor Douglas Peitl e a esposa fabricam, há dois anos, diversos sabores de geleias caseiras e sem conservant­es. Há três meses, os produtos entraram no mercado. “Nosso diferencia­l é que todas as geleias possuem redução de 60% de açúcar e são 100% naturais”, explica.

OUTROS PRODUTOS

Uma variedade de flores, entre elas, orquídeas, suculentas e bonsais, além de panelas, cadeiras estofadas e artesanato também podem ser encontrado­s no local.

Como se vê, a feira não é feita só de comida. Uma das novidades da edição é a empresa Madreselva, de Cascavel (Oeste). A dona da marca, Almerinda Antunes Chaves, trouxe a linha de produtos naturais para cabelo, corpo e higiene pessoal fabricados com óleos extraídos de plantas medicinais orgânicas cultivadas pela empresa. Ela garante que fórmulas não trazem componente­s sintéticos.

A Exposabore­s funciona de segunda a sexta das 14 às 22h e aos sábados e domingos das 10 às 23h.

(Colaborou Amanda de Santa)

Supervisão:

“O pessoal é muito receptivo e os nossos produtos têm boa aceitação”

 ??  ??
 ?? Ricardo Chicarelli ?? Mohamed El Hawwary: ideia inicial era apenas divulgar a marca, mas resultado das vendas surpreende­u
Ricardo Chicarelli Mohamed El Hawwary: ideia inicial era apenas divulgar a marca, mas resultado das vendas surpreende­u

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil