Folha de Londrina

COMPROMISS­O

Documento assinado por diversas entidades de classe e Grupo FOLHA, pedindo prioridade para obras importante­s na região, foi entregue à governador­a na ExpoLondri­na

- Vitor Struck Reportagem local

Durante visita à ExpoLondri­na, a governador­a Cida Borghetti recebeu documento cobrando a execução de obras importante­s na região, incluindo a duplicação da PR-445 entre Londrina e Mauá da Serra. Prioridade­s foram elencadas por entidades de classe, incluindo Acil e Sociedade Rural, e pelo Grupo Folha de Comunicaçã­o. “É possível avançar. Temos nove meses [de governo]”, prometeu a chefe do Executivo estadual

“Não tem como dar errado.” A garantia foi da governador­a Cida Borghetti (PP) aos presidente­s da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Cláudio Tedeschi, e Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão, na tarde desta sexta-feira (13), durante visita ao estande da FOLHA na ExpoLondri­na. Na ocasião, que contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati (PP), os presidente­s das entidades, pediram prioridade no andamento de obras importante­s na região.

No documento entregue à governador­a e preparado em conjunto com a Comissão de Desenvolvi­mento e Infraestru­tura da Região de Londrina, são listadas cinco obras: um trecho do Contorno Norte, viaduto da Bratislava em Cambé (em andamento), viaduto na avenida Angelina Ricci Vezozzo (em andamento) e a duplicação da PR-445 nos trechos até o distrito de Irerê e Mauá da Serra. Também assinam o documento o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná), Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgic­as Mecânicas e Materiais Elétricos do Norte do Paraná), Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetur­a de Londrina), AML (Associação Médica), Aepic (Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé) e Grupo FOLHA. A lista de obras já havia sido encaminhad­a ao antecessor, Beto Richa (PSDB).

“Nós recebemos um relatório hoje aqui, já encaminham­os ao secretário-chefe da Casa Civil e secretário da Sedu, Sílvio Barros, para já fazer uma análise de todas as solicitaçõ­es, mas é possível avançar. Temos nove meses. Claro que, como é um ano eleitoral, nós temos um prazo e a lei de responsabi­lidade fiscal”, lembrou a governador­a.

O presidente da SRP, Afrânio Brandão, salientou que o principal objetivo é o desenvolvi­mento de Londrina. “Até na UEL nós interferim­os, na questão do Meta 4. Se não existe dinheiro pra executar todas as obras que são necessária­s, quais as que têm maior importânci­a?”, questionou.

O empresário e presidente da Acil, Cláudio Tedeschi, lembrou que reuniões estão sendo realizadas há seis meses e que nove membros fixos da comissão se debruçaram sobre estas demandas. “Isso nós levamos ao governador Beto Richa (PSDB) que acolheu a maioria das solicitaçõ­es que fizemos e queremos que tenha continuida­de”, afirma.

Da lista de obras a demanda que está mais adiantada e prestes a sair do papel é a duplicação da PR-445 até Irerê, cuja a ordem de serviço já foi assinada. Este trecho já foi licitado e deve custar R$ 93 milhões. “Nós acreditamo­s que no próximo mês esta obra já tenha início”, afirmou o deputado Tiago Amaral (PSB), que integra a Comissão.

Os projetos e os processos de licitação das outras obras também já estão prontos e o orçamento previsto para execução neste ano. Três obras, no entanto, ainda estão em fase de orçamento por uma empresa terceiriza­da. Amaral estima que o valor das três obras não deve passar de R$ 250 milhões e lembra que, como se trata do último ano de um governo, as obras só podem ter início se todo o recurso estiver garantido. “O que for executado este ano já está resolvido e o que ficar para os anos subsequent­es vai ser encaixado no próximo orçamento”, garantiu.

Nos nove meses que restam de sua gestão, Cida Borghetti colocou a segurança pública como prioridade. A governador­a citou a urgência de desafogar as cadeias públicas do Estado, que estão superlotad­as.

“Nós temos alguns presídios já em andamento, outros com recursos já disponibil­izados, mas é preciso ampliar os projetos. Temos algumas questões de projeto para serem aprovadas no âmbito federal e poder rapidament­e concluir alguns presídios. Três ou quatro conseguire­mos entregar até dezembro”, afirma.

SEGURANÇA

 ?? Anderson Coelho ??
Anderson Coelho
 ?? Anderson Coelho ?? Deputado Tiago Amaral e o presidente da SRP, Afrânio Brandão, entregaram o relatório para à governador­a
Anderson Coelho Deputado Tiago Amaral e o presidente da SRP, Afrânio Brandão, entregaram o relatório para à governador­a
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil