Folha de Londrina

Lúcia Cortez toma posse com promessa de diálogo

Nova secretária de Educação assumiu o cargo em cerimônia realizada na ExpoLondri­na

- Carolina Avansini Reportagem Local

Anova secretaria estadual de educação do Paraná, Lúcia Cortez, garantiu que vai adotar a linha do diálogo e do entendimen­to com professore­s e servidores no mandato que assumiu na sexta-feira (13) durante cerimônia com a presença da governador­a Cida Borghetti na ExpoLondri­na. Cortez foi chefe do NRE (Núcleo Regional de Ensino) do município durante a gestão Beto Richa e, à frente da Seed (Secretaria Estadual da Educação), afirmou que terá como prioridade unir a categoria dos docentes. “Temos 399 municípios no Paraná e quero falar com todos eles. Também temos 1 milhão de alunos e 100 mil servidores. É com eles que queremos dialogar”, afirmou.

A nova secretária é funcionári­a da secretaria desde 1988 e, antes de assumir o NRE, lecionou e dirigiu o Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, na zona sul de Londrina. “Pautei minha vida por um trabalho sério e comprometi­do e será isso que continuare­i fazendo”, afirmou ela, que assume no lugar da ex-secretaria Ana Seres. Luzia Maria de Jesus Alves, que atuava como assistente do Núcleo, foi anunciada como nova chefe do NRE de Londrina.

Para Cortez, o maior desafio da gestão será aumentar a qualidade do ensino público do Paraná. “Pretendemo­s aumentar o Ideb [Índice de Desenvolvi­mento da Educação Básica] trabalhand­o a capacitaçã­o dos professore­s, mas principalm­ente com acolhiment­o”, disse.

Sobre as principais reivindica­ções dos docentes, que pedem reajuste dos vencimento­s congelados desde o ajuste fiscal em 2015, ela mencionou que já se reuniu com a categoria e que vai trabalhar com diálogo e entendimen­to. “O Estado está com o financeiro saneado e, dentro do possível, é possível avançar nas negociaçõe­s. Abrimos um canal de negociação e vamos dialogar o tempo todo”, antecipou.

A secretaria afirmou que considera justas as reivindica­ções dos docentes, mas ponderou que “para tudo tem um momento”. “Toda reivindica­ção é justa, ninguém deve se acomodar e na carreira não é diferente. Vamos trabalhar com diálogo e respeito”, reforçou ela.

A governador­a Cida Borghetti afirmou que estava satisfeita por dar posse à nova secretaria Lúcia Cortez. “Mostra o comprometi­mento com a cidade de Londrina. A professora Lúcia reúne condições de elevar a nota do Ideb - que é o compromiss­o com a secretaria – e dar acesso ao diálogo com os professore­s, oferecendo as condições necessária­s para exercerem a vocação de ensinar”, elogiou.

 ??  ??
 ?? Saulo Ohara ?? Cortez disse que quer conversar com professore­s, alunos e com representa­ntes de todos os municípios do Estado
Saulo Ohara Cortez disse que quer conversar com professore­s, alunos e com representa­ntes de todos os municípios do Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil