Folha de Londrina

Maior campeão do ponto corrido desafia sina na estreia

Corinthian­s mais perdeu que ganhou no início do Brasieirão; Santos recebe o Ceará, e Palmeiras e São Paulo jogam segunda

- Agência Estado São Paulo -

Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos, em 2003, nenhum outro clube ergueu a taça mais vezes do que o Corinthian­s: quatro. Porém, apesar do domínio do torneio nacional no período, o time tem como hábito iniciar as suas participaç­ões com o “pé esquerdo”. Em 14 edições - em 2008, os corintiano­s estavam na Série B -, a equipe só estreou com vitória quatro vezes. Foram ainda cinco derrotas e cinco empates.

Neste domingo (15), o atual campeão dá o pontapé inicial na busca pelo bicampeona­to consecutiv­o ao receber o Fluminense, a partir das 16 horas, na Arena Corinthian­s, em São Paulo, justamente o palco do primeiro jogo do ano passado, quando o time ficou no empate em 1 a 1 com a Chapecoens­e. Para melhorar o retrospect­o do clube em seus jogos iniciais no Brasileirã­o, o técnico Fábio Carille deverá contar com todo o elenco à disposição.

Mas antes de Corinthian­s x Fluminense, a primeira rodada do Brasileirã­o reserva jogos interessan­tes neste sábado (14). Candidatos ao título e embalados por terem sido campeões estaduais, Cruzeiro e Grêmio se enfrentam às 16 horas no Mineirão, em Belo Horizonte. Às 19 horas, o Flamengo, que deve efetivar Maurício Barbieri no comando técnico, estreia contra o Vitória em Salvador. E às 21 horas, o jovem time do Santos recebe o Ceará, que retorna à primeira divisão nacional após sete anos. O jogo será no Pacaembu, em São Paulo.

Em busca de um camisa 10, o técnico santista Jair Ventura se vira como pode para escalar o time. Ele faz mistério entre a escalação de Jean Mota ou Rodrygo no setor. Um deles será o principal armador de jogadas para o trio de ataque formado por Gabigol, Eduardo Sasha e Arthur Gomes.

MUDANÇAS

No Corinthian­s, o técnico Fábio Carille resolveu mexer no time de olho na estreia contra o Fluminense domingo. Ele promoveu os retornos de Clayson e Renê Júnior. Maycon e Jadson perderam espaço no time.

O atacante estava suspenso na segunda partida da final do Campeonato Paulista, no último domingo, contra o Palmeiras, mas vinha sendo titular. Com a entrada dele, Jadson acabou sacado.

No meio de campo, Ralf ganhou a companhia de Renê Júnior, que não atua desde março por conta de uma lesão muscular. Maycon foi o escolhido para deixar a equipe. Com elenco reformulad­o desde o início do ano, o Flu joga embalado pela vitória sobre o Nacional Potosí pela Sul-Americana. Na última sexta-feira, o clube apresentou o atacante João Carlos, de 23 anos, revelação do Estadual pela Cabofriens­e com quatro gols marcados. É o primeiro de uma lista que a diretoria tricolor promete contratar para tornar o time mais robusto após a eliminação­m na semifinal do Campeonato Carioca. São Paulo e Palmeiras estreiam na segunda-feira (16), fechando a rodada, contra Paraná e Botafogo, respectiva­mente.

(Com agências)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil