Folha de Londrina

“Estou seguro do que quero”

- (N.B.)

Marcelo Apolinário, 45, é um dos que perderam emprego durante a crise e não conseguira­m se recolocar no mercado de trabalho. Ele era gerente nacional de compras de uma multinacio­nal e foi demitido em março de 2016. “Procurei emprego durante todo o ano e não consegui. Não queria voltar para São Paulo. Resolvi empreender”, conta.

Até duas semanas atrás, Apolinário ficou na informalid­ade. Hoje, é MEI (Microempre­endedor Individual). Montou a KiiManá Espaço Gourmet, na qual trabalha com a esposa Lilian Diniz Apolinário. “Começamos fazendo marmitex para vender para os amigos como teste. Morávamos num apartament­o pequeno e tivemos de mudar para uma casa com cozinha maior”, explica.

Ele diz que a concorrênc­ia está grande. “A crise levou muita gente a empreender por necessidad­e. Tem muita gente fazendo comida para vender. E os próprios restaurant­es passaram a fazer o mesmo”, afirma. Vendendo hoje 40 marmitex por dia, ele tem expectativ­a de um cresciment­o modesto até o fim do ano, de apenas 10%.

Apolinário diz que está conseguind­o “pagar as contas” com sua nova atividade. Acredita que, se a economia estivesse aquecida, sua situação seria bem melhor. Quando isso ocorrer, ele aposta que a concorrênc­ia irá diminuir. “Muita gente vai voltar a ser empregado.” Mas não é o caso dele. “Estou seguro do que quero. Quero empreender”, garante. Prova disso é que, no final de 2017, montou uma cozinha fora da residência. “Temos projeto de incluir novos produtos”, conta.

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Após ser demitido de uma multinacio­nal, Marcelo Apolinário abriu uma empresa de refeições juntamente com a esposa Lilian Diniz Apolinário: planos de expansão
Ricardo Chicarelli Após ser demitido de uma multinacio­nal, Marcelo Apolinário abriu uma empresa de refeições juntamente com a esposa Lilian Diniz Apolinário: planos de expansão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil