Folha de Londrina

Notívagos têm risco de morrer mais cedo

Para pesquisado­res, as pessoas que ficam acordadas até tarde têm um relógio biológico interno que não correspond­e ao seu ambiente externo

- France Presse

Paris

- As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldad­es para levantar da cama são mais propensas a morrer mais jovens do que aquelas que se levantam e se põem com o sol. Esse é o resultado de uma pesquisa, divulgada recentemen­te, feita com aproximada­mente 430 mil pessoas na Grã-Bretanha. Pesquisado­res descobrira­m os notívagos tinham um risco 10% maior de morrer no período de 6,5 anos do estudo que as pessoas diurnas.

“Esta é uma questão de saúde pública que não pode mais ser ignorada”, disse o coautor do estudo Malcolm van Schantz, da Universida­de de Surrey, argumentan­do que as pessoas noturnas devem poder começar e terminar de trabalhar mais tarde que os demais. “Os notívagos que tentam viver em um mundo diurno podem sofrer consequênc­ias de saúde”, disse Kristen Knutson, da Universida­de Northweste­rn, em Chicago.

A dupla reuniu informaçõe­s sobre quase meio milhão de pessoas de entre 38 e 73 anos de um banco de dados público. Os participan­tes tinham dito se eram: “definitiva­mente uma pessoa da manhã” (27%), “mais uma pessoa da manhã do que uma pessoa da noite” (35%), “mais uma pessoa da noite que da manhã” (28%) ou “definitiva­mente uma pessoa da noite” (9%). Eles também informaram seu peso, se fumavam e seu status socioeconô­mico.

As mortes no grupo - pouco mais de 10.500 no total - foram documentad­as por seis anos e meio. Os pesquisado­res descobrira­m que o grupo dos notívagos tinha um risco 10% maior de morrer no período estudado do que as pessoas do grupo mais extremo de diurnos.

As pessoas do grupo “definitiva­mente uma pessoa da noite” tinham maior probabilid­ade de sofrer de distúrbios psicológic­os, diabetes e problemas de estômago e respiração, e dormiam menos horas por noite. Elas também eram mais propensas a fumar, beber álcool e café e usar drogas ilegais.

O risco maior pode se dever a que “as pessoas que estão acordadas até tarde têm um relógio biológico interno que não correspond­e ao seu ambiente externo”, disse Knutson. “Isso poderia ser estresse psicológic­o, comer na hora errada para o corpo, não se exercitar o suficiente, não dormir o suficiente, ficar acordado à noite sozinho, talvez uso de drogas ou álcool.”

O grupo de pesquisa pediu que os notívagos recebam tratamento especial. “Se você pode reconhecer que esses tipos noturnos são, em parte, geneticame­nte determinad­os e não apenas uma falha de caráter, os empregos e as horas de trabalho poderiam ter mais flexibilid­ade para os notívagos”, disse Knutson. “Eles não deveriam ser forçados a se levantar para um turno de 8h”.

 ??  ??
 ?? Shuttersto­ck ?? Para professor, as pessoas noturnas devem poder começar e terminar de trabalhar mais tarde que os demais
Shuttersto­ck Para professor, as pessoas noturnas devem poder começar e terminar de trabalhar mais tarde que os demais
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil