Folha de Londrina

Ministério Público investiga “supersalár­ios” na Caapsml

- Vitor Struck Reportagem Local

O promotor Ricardo Bevenhu do Gepatria (Grupo Especializ­ado na Proteção em Patrimônio Público e no Combate à Improbidad­e Administra­tiva) instaurou nesta terça-feira (17) procedimen­to para investigar denúncia do final de 2016 sobre desvio de recursos da Caapsml (Caixa de Assistênci­a, Aposentado­ria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina). Segundo a denúncia um servidor estaria alterando os próprios rendimento­s no sistema e recebendo salários de até R$ 80 mil, mas outros servidores também estariam recebendo salários maiores do que o teto constituci­onal, ou seja ganham mais do que o prefeito, o que é ilegal. Por meio da assessoria do Ministério Público Estadual, o promotor disse que ainda não vai se manifestar porque está no início das investigaç­ões.

O Corregedor-geral do município, Alexandre Tranin, explicou que paralelame­nte está em curso uma sindicânci­a que investiga esses servidores e que somente agora, por conta do enorme volume de documentos, esta sindicânci­a deve ser encerrada. Ele não revelou quantos são os servidores, mas disse que são “vários”.

A FOLHA tentou o contato com o superinten­dente da Caapsml, Marcos Urbaneja, mas ele não atendeu o celular no final da tarde desta quarta-feira (18). Mais cedo em entrevista ao blog do jornalista Lino Ramos, ele afirmou que enviou ao MP um relatório de mais de 50 páginas com todos os itens contidos no pagamento dos servidores.

“Temos um caso que já foi até noticiado há um tempo atrás de um procedimen­to errôneo de um servidor e que está sendo apurado pela CGM, e a Controlado­ria-Geral do município também já finalizou um relatório sendo disponibil­izado para o Ministério Público demonstran­do todos os valores que foram pagos indevidame­nte”, afirmou. O superinten­dente também garantiu que o município vai requerer o ressarcime­nto dos valores, o que deve ser feito também pelo MP.

Servidor estaria recebendo salários de R$ 80 mil mensais, segundo denúncia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil