Folha de Londrina

Morre uma estrela

-

Seul

- Uma atriz sul-coreana que foi sequestrad­a por agentes norte-coreanas por ordem do falecido pai do atual dirigente Kim Jong Un e obrigada a participar de filmes para o regime faleceu aos 91 anos.

Choi Eun-hee foi a grande estrela do cinema sul-coreana durante décadas, antes de ser sequestrad­a por espiões norte-coreanos em Hong Kong em 1978, por ordem de Kim Jong Il.

De acordo com a imprensa, a atriz viajou para a excolônia britânica - devolvida em 1997 para a China para uma reunião com um possível investidor para sua Escola de Arte. Mas seu guia a levou até um barco, do qual ela foi transferid­a para um cargueiro com destino a Coreia do Norte.

Pouco depois, seu marido, o famoso diretor de cinema Shin Sang-ok, também foi levado para a Coreia do Norte em circunstân­cias ainda misteriosa­s.

O casal permaneceu sequestrad­o no Norte por oito anos. Eles rodaram vários filmes por ordem de Kim Jong Il. Apesar da situação, viajavam ao exterior para filmagens e festivais de cinema, sempre sob a rígida vigilância de agentes nortecorea­nos.

Choi foi premiada como melhor atriz no Festival Internacio­nal de Cinema de Moscou em 1985 por seu papel em “Salt”, um filme sobre os coreanos que lutaram contra os colonizado­res japoneses entre 1910 e 1945.

Choi e Shin, que se divorciara­m em 1976, voltaram a casar durante uma viagem a Hungria a pedido de Kim. Pouco depois de uma participaç­ão no Festival de Berlim em 1986, os dois protagoniz­aram uma fuga espetacula­r com a ajuda da embaixada dos Estados Unidos em Viena. Os dois permanecer­am nos Estados Unidos durante mais de uma década e retornaram a Coreia do Sul em 1999. Shin faleceu em 2006. A história do casal inspirou livros e filmes. Em 2011, Choi explicou em uma entrevista que Kim Jong Il os “respeitava como artistas”, mas que nunca poderia perdoar o “sequestro escandalos­o”.

Ela estreou no cinema em 1942 e se tornou uma estrela pouco depois da Guerra da Coreia (1950-53), que determinou a divisão da península. Entre as décadas de 1950 e 1970, participou de mais de 100 filmes, vários deles dirigidos por Shin.

O funeral está programado para esta quinta-feira (19) em Seul.

A Coreia do Norte sequestrou centenas de sul-coreanos nas décadas posteriore­s à Guerra da Coreia.

 ?? Reprodução ?? Choi Eun-hee com Marilyn Monroe em 1954: atriz sul-coreana foi sequestrad­a pelo pai de Kim Jong Un e permaneceu oito anos na Coreia do Norte
Reprodução Choi Eun-hee com Marilyn Monroe em 1954: atriz sul-coreana foi sequestrad­a pelo pai de Kim Jong Un e permaneceu oito anos na Coreia do Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil