Folha de Londrina

CLÁUDIO HUMBERTO

- Joaquim Barbosa, filiado ao PSB, exercitand­o sua conhecida hesitação

José Dirceu dá os últimos retoques no livro de memórias que escreveu no cárcere

Não convenci a mim mesmo que devo ser candidato”

Apostando que cumprirá 7 anos, Dirceu lança livro

Ex-ministro da Casa Civil do primeiro governo Lula, JoséDirceu dá os últimos retoques no livro de memórias que fez no cárcere. Escreveu de próprio punho 680 páginas de letras miúdas, que devem render um“tijolo” de cerca de 500 páginas, a ser lançado até junho. ZéDirceu tem dito a pessoas próximas que deve cumprir pena de prisão talvez por uns sete anos, em regime fechado. Espera sair da cadeia aos 80 anos.

Volume um

No livro, Dirceu conta histórias desde os tempos de criança, passando pelo movimento estudantil, PT, governo e o julgamento do mensalão.

Volume dois

Petista considerad­o “o chefe da quadrilha” do mensalão, ele já alinhava o segundo volume de sua história, dedicado à Operação Lava Jato.

Prisão na certa

Dirceu prevê cadeia com a certeza quem, dois anos antes, previu para esta coluna que seria preso nomensalão – na época, algo impensável.

‘Minha vida’

Olivro deDirceu vemsendo chamado de“Minha vida”, sem o objetivo de virar elemento auxiliar de defesa. “São apenas memórias”, tem dito.

ANS trama ‘franquia’ e planos de saúde celebram

Fiel ao impression­ante histórico que garante lucros siderais aos planos de saúde e prejuízos aos usuários, a “agência reguladora” ANS está tramando mais umamedida contra os cidadãos: a adoção de “franquia” nos planos de saúde, semelhante ao de seguro de carros. Segundo o mecanismo, celebrado pelas operadoras, além das mensalidad­es os clientes também terão de pagar por consultas e demais procedimen­tos.

Robôs sem pai nem mãe

Para a ANS, que parece composta de robôs a serviço das operadoras, a cobrança vai “melhorar” os planos. E aumentar os lucros, faltou dizer.

Abusos na contrataçã­o

Entidades de defesa dos consumidor­es acham que o novo sistema de exploração dos clientes, em gestação na ANS, abre caminho a abusos.

Cliente que se exploda

A “agência reguladora” parece inconforma­da porque somente 1% dos contratos dos planos adota o sistema de franquia. Quer ampliar.

Marina ajuda Bolsonaro

Marina Silva não deve ir ao cinema ou não viu “Guerra nas Estrelas”. Ela comparou o rival Jair Bolsonaro a DarthVader, sem saber que, apesar de vilão, é um dos personagen­s mais queridos da saga.

Reino da esperteza

Não admira que a pelegada sindicalis­ta tente inviabiliz­ar omodelo de gestão privada de entidades sociais sem fins lucrativos emhospitai­s públicos. Auditoria do Tribunal de Contas do DF na administra­ção direta aponta fraude no ponto e servidores abonando as próprias faltas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil