Folha de Londrina

Protestos marcam Dia do Índio

- Agência Brasil

Brasília -

Em homenagem ao Dia do Índio, o Senado promoveu uma sessão solene nesta quinta (19). Na presença dos parlamenta­res, indígenas de distintas etnias protestara­m e pediram respeito. Eles cobraram mais incentivos para que tenham acesso ao ensino superior, elaboração de um plano in- digenista e ampliação de verbas para as áreas de saúde, saneamento, educação e assistênci­a social.

A estudante Maíra dos Santos Bentes Tapuia, que cursa medicina na Universida­de Federal do Tocantins (UFT), emocionou os presentes. Ela disse que a cota para indígenas representa a preservaçã­o da memória nacional. “Sair das nossas aldeias é difícil, entrar na universida­de, fazer uma prova de conhecimen­to totalmente branco é difícil. Mas precisamos não só entrar, mas, sim, ter condições de terminá-la”.

Marcos Terena, que faz parte da Comissão Justiça e Paz, vinculada à Conferênci­a Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pediu apoio na elaboração de um plano de ação de política indigenist­a para os próximos quatro anos. A proposta dele é que este documento seja encaminhad­o a todos os candidatos à Presidênci­a da República.

Líder de Redenção, no Pará, Tuire Kayapó, pediu que os indígenas sejam tratados com respeito. “Para falar com nossas autoridade­s indígenas tem que ter respeito. É para isso que vocês são autoridade­s.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil