Folha de Londrina

Ginasta busca vaga nas Olimpíadas da Juventude

Amanda Santos disputa Pan-Americano de olho na classifica­ção para a principal competição do mundo destinada a jovens atletas

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Aginasta da Unopar/ Londrina Amanda Santos se prepara para tentar uma vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude. A principal competição do mundo para atletas jovens ocorre em outubro em Buenos Aires e terá a disputa de 29 modalidade­s.

Amanda foi selecionad­a, ao lado de outros duas ginastas – Maria Clara Souza e Maria Eduarda Arakaki -, em um grupo de 10 meninas, pelo Comitê Técnico da CBG (Confederaç­ão Brasileira de Ginástica) durante duas seletivas no mês de março. As três serão as representa­ntes do Brasil no Pan-Americano Juvenil, que ocorre entre 1º e 5 de maio, em Medellín, na Colômbia, e que vai classifica­r as seis melhores ginastas do continente para as Olimpíadas da Juventude.

“Foi muito bom ficar entre as três melhores ginastas do País e agora é se preparar bem para buscar esta vaga”, afirmou Amanda Santos, 15 anos. Será a terceira edição dos Jogos Olímpicos.

De acordo com a técnica Daiane Camilo, todo o planejamen­to neste início de ano foi voltado para que a ginasta consiga a classifica­ção para as Olimpíadas. “O Pan será uma competição bem forte e uma disputa acirrada. Todos os países querem esta vaga e a Amanda chega bem preparada. O trabalho está sendo feito para minimizar os erros na hora da apresentaç­ão”, frisou. no arco, bola, maças e fita. Para Camilo, a competição é uma oportunida­de também para mostrar que o País tem feito um bom trabalho na formação. “O investimen­to maior fica sempre no adulto, mas a nossa base também é forte. A Amanda tem um potencial muito grande e todas as caracterís­ticas que uma ginasta necessita. Estamos confiantes em relação a sua participaç­ão”.

Como preparação para o Pan-Americano, Amanda Santos participou no último fim de semana do AGN CUP, em Portugal. O torneio faz parte das competiçõe­s oficiais do calendário da FIG (Federação Internacio­nal de Ginástica) e teve também a presença de outras duas ginastas londrinens­es: Heloísa Bornal e Gabriella Castilho.

Bornal retornou à equipe de Londrina após uma temporada com a seleção brasileira de conjunto, para se dedicar às disputas individuai­s. “Já estava certo que eu voltaria e sempre gostei mais de competir no individual. Mas, a experiênci­a foi muito boa e tive a oportunida­de de participar de um Mundial, uma Copa do Mundo, um Pan-Americano e um período de treinament­o de um mês na Bulgária”, revelou.

Já Gabriella Castilho participou da sua primeira competição internacio­nal na categoria juvenil e voltou satisfeita com o aprendizad­o na Europa. “Valeu pela experiênci­a. Competi com ginastas até dois anos mais velhas do que eu e estas competiçõe­s fora do país são sempre mais difíceis.

RETORNO As disputas vão acontecer Mas, foi muito bom”, garantiu a ginasta de 13 anos.

Além de Amanda Santos e da técnica Daiane Camilo, a coordenado­ra da equipe da

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Amanda, 15, foi selecionad­a pelo Comitê Técnico da CBG: “Foi muito bom ficar entre as três melhores ginastas do País e agora é se preparar bem para buscar esta vaga”
Ricardo Chicarelli Amanda, 15, foi selecionad­a pelo Comitê Técnico da CBG: “Foi muito bom ficar entre as três melhores ginastas do País e agora é se preparar bem para buscar esta vaga”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil