Folha de Londrina

Dobradinha de roteiro e direção

-

A jornalista Alessandra Pajolla estreia no cinema como roteirista de dois curtas selecionad­os: “Inventário” e “Redenção”, no qual também assina a direção e começa a ser rodado já na próxima semana. Com anos de experiênci­a em veículos de comunicaçã­o, ela enveredou-se pela literatura feminista na academia e, mais recentemen­te, ficcional. “Esse tema me acompanha há muito tempo. Como repórter de jornal, noticiei tristes casos de feminicídi­os e de violência contra a mulher. Chegou o momento da sociedade falar sobre isso, pois existe uma tolerância social que justifica e aceita muitos casos, culpabiliz­ando a vítima. Mergulhei na temática reunindo o olhar crítico do jornalismo ao da literatura, porque acredito que a ficção também tenha esse papel de provocar o debate”, conta.

Para este primeiro curta, ela optou por uma equipe essencialm­ente feminina e de Londrina. “Sinto a equipe muito imbuída em contar essa história da melhor forma possível e provocar essa reflexão tão urgente”. Serão cinco diárias para gravar o curta, que deve chegar a quinze minutos de duração. “Quero finalizar ainda este ano”. Já no roteiro de “Inventário”, ela trata das questões familiares e a relação conturbada com os pais que o protagonis­ta tem de reviver após a morte deles. “Tanto a realização desses dois roteiros quanto os demais selecionad­os é a oportunida­de da cidade mostrar a qualidade do trabalho que tem sido feito aqui, onde existem profission­ais muito talentosos”, completa.

Este edital da Seec é considerad­o como uma das conquistas após a constituiç­ão do APL (Arranjo Produtivo Local Audiovisua­l) de Londrina e Região, formalizad­o em agosto do ano passado, composto por entidades e produtores culturais. Dentre as ações do grupo, está a busca por recursos para transforma­r a região metropolit­ana de Londrina no maior polo de produção de conteúdo audiovisua­l do interior do País. No ano passado, a cidade foi palco para a produção da primeira série de televisão, “Super Família”. Ao todo, mais de 50 pessoas compuseram a equipe, praticamen­te toda com profission­ais de Londrina, encabeçada pela Kinopus Audiovisua­l. Voltada ao público infantil, a série ficcional, com roteiro de Roberta Takamatsu e direção de Rodrigo Grota, tem 26 episódios que devem ser veiculados em TVs públicas e comunitári­as de todo país ainda neste ano.(M.T.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil