Folha de Londrina

Baixa representa­tividade na AL deve se repetir

-

Em 2014, oito vereadores de Londrina se candidatar­am. Nenhum se elegeu deputado nas esferas estadual e federal. Além dos vereadores já citados na reportagem, foram registrada­s as candidatur­as de Lenir de Assis (PT), a mais bem votada da região, com 13.425 votos, Rony Alves (PTB), com 10.288, e Gustavo Richa (PHS), que recebeu 10.185. Os outros dois vereadores que se candidatar­am foram Emanoel Gomes (PRB), que recebeu 6.801 votos, e Gaúcho Tamarrado (PDT), com 2.742.

Para o cientista político e professor de Ética e Filosofia Política da UEL (Universida­de Estadual de Londrina), Clodomiro Bannwart, a candidatos que têm realmente chances de serem eleitos. Podem ser ‘carreadore­s’ de votos. Isso perpassari­a por um enfrentame­nto da questão por parte dos representa­ntes partidário­s, dos políticos e da sociedade como um todo”, afirma Bannwart.

O professor destaca, também, a importânci­a do período que antecede a campanha, as convenções partidária­s. “Quem sabe uma participaç­ão da sociedade neste processo pré-eleitoral para saber qual seria o ‘menu’ a ser oferecido pelos partidos não seria mais interessan­te? No período pré-eleitoral temos praticamen­te uma ausência da participaç­ão da sociedade”, lamenta.

baixa representa­tividade de Londrina na Assembleia Legislativ­a deve se repetir. Hoje são apenas três entre 54 parlamenta­res.

“No ponto de vista da representa­tividade me parece um caráter muito mais avulso

“No período pré-eleitoral temos praticamen­te uma ausência da participaç­ão da sociedade”

do que uma articulaçã­o do partido pensando na região. Até porque como a eleição é proporcion­al você tem os partidos fazendo coligações, colocando o máximo possível de candidatos para desaguar votos para os (V.S.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil