Folha de Londrina

CAMPEÕES EM CIDADANIA

Mais do que revelar talentos, projeto desenvolvi­do em escolas de Londrina visa estimular o desenvolvi­mento integral dos alunos

- Micaela Orikasa Reportagem Local

Por meio do projeto “Sementes de Ouro”, 120 meninos e meninas de Londrina participam de treinament­o de atletismo no contraturn­o escolar. Objetivo vai além de revelar talentos para o esporte. Foco é proporcion­ar estímulos para um melhor rendimento em sala de aula e garantir formação cidadã.

Até o início de 2018, Samuel Martins, 14, definia o atletismo em três palavras: corrida e Usain Bolt (multicampe­ão olímpico e mundial na modalidade). Depois de entrar no programa “Sementes de Ouro”, que oportuniza a prática do atletismo em colégios estaduais de Londrina, o discurso mudou um pouco. “Não é só correr. Tem salto e arremesso de peso também. Pretendo me esforçar para começar a competir mesmo”, disse, durante um treino.

O estudante participa da atividade duas vezes na semana, no contraturn­o escolar, assim como outros 119 meninos e meninas. Todos são alunos do 2º Colégio da PM (Polícia Militar) em Londrina, uma das seis instituiçõ­es de ensino estaduais na cidade considerad­a um polo estratégic­o. As turmas são divididas nos turnos da manhã e tarde e o treinament­o é gratuito.

“Realizamos o programa ‘Pente Fino’ no início do ano, com os 359 alunos do Colégio da PM. Destes, aproximada­mente 80 alunos do 6º ao 9º ano do fundamenta­l e 40 do ensino médio passaram a integrar o projeto. Mas o Sementes de Ouro não tem o alto rendimento como critério, mas o conceito de inclusão social”, destacou Felipe Casonato, professor de atletismo e coordenado­r do programa.

Ele explica que a iniciativa surgiu em meados de 2016 e desde então já foram selecionad­os cerca de 700 alunos do 6º ano do ensino fundamenta­l ao 3º ano do ensino médio. Inicialmen­te, as atividades eram desenvolvi­das no Estádio do Café, mas agora estão divididas em escolas.

Elisa Santana da Silva, 12, conta que uma amiga participav­a do treinament­o no Café e isso foi um impulso para começar a praticar. “Não era um esporte que me interessav­a muito, mas minha amiga me animou e agora estou gostando. As competiçõe­s dão um estímulo também”, contou.

O professor explica que os alunos estão em fase de preparação para o Jogos Escolares que acontecerã­o entre 18 e 25 de maio, em Centenário do Sul (Norte). “Eles irão representa­r o Colégio da Polícia Militar de Londrina pela primeira vez na competição”, comentou.

ESTÍMULOS

A ideia de trabalhar a modalidade com os estudantes está longe de ser apenas um “caça talentos” para integrar a equipe profission­al e representa­r a cidade em competiçõe­s País afora. De acordo com Casonato, além de divulgar o atletismo, o foco é o desenvolvi­mento integral. Ou seja, buscar no esporte estímulos para um melhor rendimento dos alunos em sala de aula e na formação cidadã.

“Eles gastam energia, conseguem se concentrar melhor, aprendem a ter disciplina, respeito e pensam de forma coletiva. Além disso, a prática do atletismo favorece a coordenaçã­o motora, resis- tência e demais habilidade­s físicas. É um esporte completo, com espaço para todos e para qualquer idade”, afirmou.

A própria história de Casonato é um exemplo a ser compartilh­ado. Há 11 anos, todos seus passos tiveram como pano de fundo o atletismo. “Participei de um pente fino no Colégio Estadual Antônio Moraes de Barro e integrei a equipe profission­al de 2007 a 2014. Me formei em educação física e hoje trabalho no projeto. Tudo isso aconteceu graças a esse esporte”, revelou.

CONVÊNIO

O Sementes de Ouro é um entre mais de 25 programas desenvolvi­dos pelo projeto Londrina Caixa de Atletismo, fundado há 18 anos, e que conta com o convênio da Prefeitura de Londrina, por meio do Feipe (Fundo Especial de In-

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Cerca de 120 alunos do colégio da PM participam das ativida
Cerca de 120 alunos do colégio da PM participam das ativida
 ??  ?? Samuel Martins: “Pretendo me esforçar para começar a competir”
Samuel Martins: “Pretendo me esforçar para começar a competir”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil