Folha de Londrina

Consumo das famílias reflete clima otimista

-

Uma combinação de fatores favoráveis resultou na boa colocação do Paraná no indicador de Intenção de Consumo das Famílias, ICF, que ficou em 109,3, - o número é 20 % acima da média nacional, que está em 86,9 pontos. O indicador é medido em pontos entre 100 e 200 e elaborado mensalment­e pela Confederaç­ão Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná. Na comparação com março, o indicador apresentou leve redução de 1,6% e alta de 13,4% com relação a abril de 2017.

A confiança no mercado de trabalho, juros mais baixos e a inflação controlada foram importante­s para compor o cenário otimista e refletem bastante na Perspectiv­a de Consumo, um dos principais elementos que compõem a ICF. Nesse quesito, houve um cresciment­o expressivo de 33,4% comparada a abril do ano passado. Com relação a março, o fator teve queda de 1,3%. Os dados nacionais mostram retomada na Perspectiv­a de Consumo de 0,1% com relação ao mês anterior e 22,7% comparada ao ano anterior.

A pesquisa, apesar da variação mensal negativa (-3,5%) quanto à Situação Atual do Emprego, aumentou o percentual de trabalhado­res que se sentem mais seguros em relação ao emprego (38,6% em abril/2018 ante 32,1% em abril/2017).

Comparados com abril de 2017, exceto o indicativo que se refere à renda atual, todos os componente­s da pesquisa apontaram reação favorável neste mês. Compõem a ICF vários elementos, como Acesso ao Crédito, Perspectiv­a Profission­al, Situação no Emprego, Perspectiv­a de Consumo, Renda Atual, Consumo Atual e Momento para Compra de Bens Duráveis.

Os resultados apontam que os consumidor­es estão melhorando suas avaliações sobre a economia. É um bom sinal quando se leva em consideraç­ão a aproximaçã­o de uma das datas mais importante­s para o comércio, o Dia das Mães. Justamente uma comemoraçã­o importante para gerar uma expectativ­a positiva e aumentar a confiança também dos empresário­s da indústria e do comércio.

Resultados apontam que os consumidor­es estão melhorando suas avaliações sobre a economia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil