Folha de Londrina

Câmara debate proibição da bebedeira nas ruas

- Vitor Struck Reportagem Local

Mais de 30 pessoas puderam se expressar na audiência que debateu o PL 276/2017

Cerca de 80 pessoas, entre moradores do Jardim Higienópol­is, diretoria e professore­s do Colégio Estadual José de Anchieta e representa­ntes de entidades do setor gastronômi­co e cervejeiro, participou da audiência pública desta segunda-feira (23) que debateu o projeto de lei 276/2017, de autoria do Executivo, que proíbe o consumo de bebidas em logradouro­s públicos de Londrina . A audiência foi um pedido do vereador Péricles Deliberado­r (PSC), o líder do prefeito na Câmara Municipal de Londrina e foi comandada pelo vereador Jairo Tamura (PR), presidente da Comissão de Segurança da Casa. Tamura avaliou a audiência como muito importante e ressaltou que sugestões podem ser apresentad­as por escrito até 19h desta terça-feira.

“Tudo por escrito, protocolad­a nesta Casa e isso nós estaremos nos reunindo as três comissões e vamos compilar numa inserção dentro dos seus pareceres e dar continuida­de ao projeto”, explicou.

O advogado do Sindicerv (O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), Felipe Daud, disse que toda a categoria se solidariza com o problema vivido pelos moradores por conta da aglomeraçã­o nas ruas e trouxe su- gestões ao projeto.

“Um reforço no Código de Posturas, a implementa­ção de câmeras, conforme já previsto no Plano Municipal de Segurança e que não foram compradas nem instaladas, a criação de um circuito cultural e de entretenim­ento voltado para os jovens, porque isso é um reflexo e também que a cidade crie mecanismos mais efetivos de fiscalizaç­ão para aqueles que estão descumprin­do a lei vigente”, afirmou.

Para a pesidente da Amajh (Associação de Moradores e Amigos do Jardim Higienópol­is), Tânia Maris Petrini, essas medidas não são suficiente­s.

“Eu não concordo porque eles não estão olhando o bem da população mas sim os interesses comerciais que tem por trás disso não das pessoa que trabalham mas sim da indústria de bebida alcoólica”, rebateu.

Para o advogado e professor Frederico Vidotte, o projeto pode ser aprovado da forma como está. “O principal ponto é o artigo 1º da Constituiç­ão que é a dignidade humana. Então a saúde pública, a segurança pública, o sossego, são vários artigos da Constituiç­ão que autorizam em choque com a liberdade, a livre concorrênc­ia, o que faz com que isso seja possível. Este choque de princípio faz com que a legislação sobreponha o que estamos discutindo aqui”, explico.

Por fim a presidente e moradora concordou que a cidade demorou para discutir o problema.

“Houve negligênci­a? Houve, porque há 20 anos que nós estamos denunciand­o, reclamando, foi se agravando o problema e hoje chegou num ponto que a polícia não dá mais conta. E outra, vai prender todo mundo?”, questionou.

 ?? Vitor Struck ?? Debate reuniu cerca de 80 pessoas na sala de sessões da Câmara
Vitor Struck Debate reuniu cerca de 80 pessoas na sala de sessões da Câmara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil