Folha de Londrina

Região espera vacinar 274 mil pessoas

- Isabela Fleischman­n Reportagem Local

Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da região de Londrina oferecem a imunização para grupos considerad­os prioritári­os pelo Ministério da Saúde. O responsáve­l pela vigilância epidemioló­gica da 17 ª Regional de Saúde do Paraná, Edmilson de Oliveira, conta que no ano passado foram registrado­s oito óbitos causados por Influenza na região: cinco em Londrina, um em Cambé, um em Ibiporã e um em Rolândia. “Foram 339 casos de Influenza na regional em 2017. Tínhamos uma meta de 199.559 pessoas e vacinamos 178.104, uma cobertura de 89,25%”, afirma. Para esta campanha, espera-se que 274.308 pessoas sejam imunizadas pela regional. Oliveira disse ainda que a orientação do Estado é que todas as UBSs forneçam a vacina a todo momento, de segunda a sexta-feira, sem necessidad­e de hora marcada. É importante que quem for receber a dose esteja com documentos pessoais.

Podem receber a vacina gratuitame­nte pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto, apresentan­do certidão de nascimento do filho), crianças de seis meses a cinco anos, população indígena, detentos, funcionári­os do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeduca­tivas, docentes de escolas públicas e privadas (com a necessidad­e de declaração da instituiçã­o de ensino), pessoas com doenças crônicas (devem comprovar por atestado médico) e profission­ais da saúde.

A vacina é aplicada em uma dose e cobre os vírus A/H1N1, A/H3N2, e Influenza tipo B. No entanto, crianças de seis meses a cinco anos incompleto­s devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Vale ressaltar que as crianças que já foram imunizadas com as duas doses em 2017, neste ano só devem tomar a vacina uma única vez.

No ano passado foram registrada­s oito mortes causadas por Influenza na região

 ?? Gina Mardones ?? De acordo com a 17ª Regional de Saúde de Londrina, vacinas estarão à disposição em todas as Unidades Básicas de Saúde
Gina Mardones De acordo com a 17ª Regional de Saúde de Londrina, vacinas estarão à disposição em todas as Unidades Básicas de Saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil