Folha de Londrina

MEC autoriza mais 13 cursos de direito

- Reportagem Local

O MEC (Ministério da Educação) autorizou a criação de mais 13 cursos de direito no País. A portaria 274 de 19 de abril, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23), permite os novos cursos de graduação em oito estados brasileiro­s, em um total de 1.610 vagas. No Paraná, os cursos recém autorizado­s são em Curitiba, na Faculdade de Inovação Tecnológic­a de Curitiba e na Faculdade de Tecnologia Inspirar.

A notícia foi recebida com receio pelo presidente da OAB Paraná (Ordem dos Advogados do Brasil), José Augusto Araújo de Noronha. “A liberação de novos cursos de direitos não representa­m a necessidad­e da sociedade brasileira e demonstram a pouca preocupaçã­o do MEC com o futuro dos jovens que serão recrutados para esses cursos”, criticou.

Questionad­o sobre os critérios adotados para autorizar a abertura de novas faculdades, o MEC respondeu, por meio da assessoria de imprensa, que “os cursos são abertos seguindo o que diz a legislação brasileira e as resoluções do CNE [Conselho Nacional de Educação]”. O MEC também foi questionad­o se leva em consideraç­ão a quantidade de cursos já existentes quando faz as autorizaçõ­es, mas ainda não deu retorno sobre o assunto.

“Falta muita sensibilid­ade ao MEC e, sem dúvida, o Conselho Federal da OAB adotará medidas enérgicas para coibir essa escalada desenfread­a na liberação de cursos jurídicos”, disse Noronha. O Conselho Federal da OAB havia aprovado moção para que não fossem abertos novos cursos jurídicos durante dez anos”, disse. “Hoje, em plena redução do mercado de trabalho na era da revolução tecnológic­a e das mudanças que são vistas diariament­e no mercado, autorizar novos cursos sem nenhuma perspectiv­a para esses jovens que irão optar pelo direito é profetizar uma frustração futura”, enfatizou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil