Folha de Londrina

A Londrina que cabe no ônibus

-

Em apenas uma viagem de ônibus, é possível percorrer três regiões de Londrina e conhecer bairros, pessoas e realidades bem diferentes que coexistem na cidade. Considerad­a a mais longa do transporte coletivo do município, a percorre 35 quilômetro­s em um que começa no terminal Vivi Xavier, na zona norte, e termina no conjunto São Lourenço, no extremo sul.

A quilometra­gem cumprida a cada viagem é a mesma percorrida entre Londrina e Arapongas. A bordo do 904, porém, a paisagem é bem diferente. Conforme informaçõe­s da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanizaçã­o), o ônibus passa por mais de 15 bairros e quatro terminais: Vivi Xavier, Oeste, Catuaí e Acapulco.

A reportagem da FOLHA experiment­ou viajar por todo o trajeto. O ônibus sai do Vivi Xavier, passa pelo terminal Oeste, percorre a avenida Arthur Thomas e um trecho da PR-445 até chegar à UEL (Universida­de Estadual de Londrina). A partir da universida­de, o passageiro tem a sorte de admirar o horizonte do município, com todos seus edifícios, no trajeto pela mesma rodovia que leva ao shopping Catuaí. A próxima parada é o Terminal Acapulco para então percorrer o trecho final da viagem, passando por conjuntos como Ouro Branco, Parque das Indústrias e Franciscat­o até chegar ao São Lourenço.

O cobrador João da Silva conta que o coletivo transporta os mais diferentes perfis. “Aqui tem de tudo: idosos, trabalhado­res, gente muito carente e estudantes das universida­des. O pessoal fica tanto tempo no ônibus que a gente acaba fazendo amigos”, brinca.

trajeto linha 904

 ?? Anderson Coelho ??
Anderson Coelho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil