Folha de Londrina

Cordas brasileira­s em destaque

Projeto ‘Quartas Musicais’ recebe o multi-instrument­ista londrinens­e André Siqueira em concerto gratuito na quarta-feira (25)

- Marcos Roman Reportagem Local

Iniciativa criada pelo Festival Internacio­nal de Música de Londrina (FIML) em parceria com o Centro Cultural Sesi/AML, o projeto “Quartas Musicais: Londrina em Cena” recebe nesta semana violonista, compositor e arranjador André Siqueira. O artista londrinens­e apresentar­á o concerto solo “Cordas Brasileira­s” nesta quarta-feira (25), às 19h30, no Centro com entrada gratuita mediante a retirada de ingressos com uma hora de antecedênc­ia.

O programa do concerto que acontece no Centro Cultural Sesi/AML, localizado em frente à Concha Acústica, dará destaque a clássicos do cancioneir­o nacional. “O repertório é baseado em arranjos meus de música brasileira para violão solo, mas tocarei instrument­os pouco comuns como a viola de 14 cordas e o violão barítono”, explica André Siqueira. “Estarei acompanhad­o de meus instrument­os e de um loopstatio­n que permite gravar o que toco em tempo real e assim tocar comigo mesmo. A expectativ­a é fazer um show relendo clássicos da música brasileira e ter um público atento, que saia feliz com o que ouvir”, complement­a o artista.

Com uma trajetória profission­al de mais de 20 anos, André Siqueira é um multi-instrument­ista com domínio de vários instrument­os como flauta, guitarra elétrica, violão, viola caipira, contrabaix­o e guitarra portuguesa. Tem uma forte ligação com o FIML, ora como aluno (entre 1995 e 1999), ora como professor (2004, 2015 e 2016). “O festival é importantí­ssimo para a cidade, os músicos e a formação de público. Nesse momento obscuro, no qual há uma diminuição do valor dos artistas, precisamos cada vez mais de eventos como esse. O festival reafirma a importânci­a da música como uma área de conhecimen­to que deve ser valorizada como um saber ancestral, e que deve ser um direito de todos, para além do simples entretenim­ento ao qual estamos acostumado­s a vinculá-la”, salienta.

Promovido com objetivo de oportuniza­r uma série de apresentaç­ões na cidade com músicos londrinens­es de destaque no cenário nacional, o projeto “Quartas Musicais: Londrina em Cena” são realizados sempre na última quarta-feira do mês, com uma atração diferente a cada nova edição. “A Dona Música merece nosso respeito por ser um conhecimen­to, eu diria, sagrado. Agradeço muito a oportunida­de de dividir minha arte com o público londrinens­e nessa brilhante iniciativa da Associação dos Amigos do Festival de Musica”, ressalta Siqueira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil