Folha de Londrina

Entre museus e HQs

Juliana Rodrigues Kaiser escreveu um almanaque sobre HQ e investe em educação no seu trabalho em museus

- Marian Trigueiros Reportagem Local

Autora do livro “Almanaque Histórias em Quadrinhos de A a Z” da editora Ciranda Cultural, Juliana Rodrigues Kaiser, tem 42 anos, carioca e é apaixonada pelo universo infantil. Com este almanaque, as crianças poderão mergulhar no universo das histórias em quadrinhos, acompanhar a linha do tempo das publicaçõe­s, conhecer personagen­s de A a Z, saber muito mais sobre os super-heróis, além de criar sua própria HQ. “Boadrasta” de três, historiado­ra da arte, foi estudar Museologia em Lisboa (Portugal). Na volta, resolveu trabalhar com educação em Museus, mas com uma única preocupaçã­o: como tornar estes espaços sérios em locais acessíveis para os pequenos. E assim, foi. Fez consultori­a para o Centro Cultural Banco do Brasil, Planetário da Gávea e para o Museu Light da Energia. nhando, em vez de resolver problemas de Matemática.

Notas ótimas, exceto em Matemática. Artes, Ciências e Português eram as melhores

Aos 19 anos, peguei a mochila e o dinheiro economizad­o durante três anos de trabalho e fui rodar museus na Europa. Essa viagem abriu um campo de possibilid­ade jamais imaginado. Daí veio meu grande interesse por Arte/Ciência e pelo universo dos museus. Poder ver de perto o que tinha estudado foi sensaciona­l.

Eu tinha inúmeros cadernos com pequenos textos e desenhos. Aliás, os cadernos oficiais se transforma­vam rapidament­e em cadernos de criação. Isso era um problema, porque minha mãe gastava uma fortuna comprando cadernos pra mim.

Mauricio de Souza sempre foi meu preferido. Seguido do Ziraldo. Eu imaginava que seria artista ou cientista.

 ?? DivulgaÇão ?? O que você mais gostava de fazer na escola quando criança? Qual a melhor lembrança desse período de escola?
Havia alguma matéria que gostava mais? E qual era a que gostava menos? O que você gostava de comer na hora do recreio?
Você já ficou de...
DivulgaÇão O que você mais gostava de fazer na escola quando criança? Qual a melhor lembrança desse período de escola? Havia alguma matéria que gostava mais? E qual era a que gostava menos? O que você gostava de comer na hora do recreio? Você já ficou de...
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil