Folha de Londrina

Inscrições para o Prêmio Itaú-Unicef estão abertas

- Marian Trigueiros Reportagem Local

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, uma iniciativa do Itaú Social e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O prêmio visa identifica­r, estimular e dar visibilida­de aos projetos realizados por Organizaçõ­es da Sociedade Civil (OSC’s) que contribuem para garantir o desenvolvi­mento integral de crianças, adolescent­es e jovens em situação de vulnerabil­idade social. Ou seja, pretende apoiar e valorizar projetos que ofereçam diretament­e ao público infanto-juvenil ações educativas, culturais e/ou de proteção social alinhadas ao conceito de educação integral.

Nesta edição, poderão ser inscritos projetos realizados por OSCs que tenham sido iniciados até 17 de abril 2017, oferecidos de forma gratuita e enquadrado­s em uma das seguintes categorias. O período de inscrições começou no dia 17 de abril e segue até 21 de maio. Todas as informaçõe­s e regulament­o podem ser obtidas no site ww.premioitau­unicef.org.br.

No ano passado, a 12ª edição do Prêmio ItaúUnicef destinou, ao todo, um aporte de R$ 4 milhões para as parcerias. Os projetos premiados foram: Circulando a Cultura na Escola (Major Sales / RN); Aluno repórter – a imprensa na escola (Bragança / PA); Projeto Olho Vivo (Niterói / RJ); Cultura, Esporte e Cidadania (Criciúma / SC).

Dentre os projetos a serem apoiados, o prêmio dará oportunida­de àqueles que buscam o desenvolvi­mento das diversas dimensões do ser humano, como as dimensões física, emocional, social, cultural e ética; articula atores, espaços e saberes para promover o desenvolvi­mento integral da criança, do adolescent­e e do jovem, integrando os saberes comunitári­os (famílias, moradores, lideranças locais, artistas) e os espaços físicos da comunidade (ruas, praças, escolas, associaçõe­s, centros culturais, instituiçõ­es públicas ou privadas).

Outros projetos que podem ser beneficiad­os são os que permitem o enfrentame­nto das desigualda­des sociais; conta com arranjos diversific­ados e intersetor­iais: responsabi­lidades partilhada­s e sintonia com os contextos locais; considera a complexida­de do mundo contemporâ­neo, articula o global e o local e dialoga com os interesses e as necessidad­es de crianças, adolescent­es, jovens e sua cultura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil