Folha de Londrina

Diretor deixa CMTU para atender recomendaç­ão administra­tiva

Orientação do Ministério Público tem por objetivo regulariza­r as indicações e nomeações, de acordo com lei federal que exige formação acadêmica dos gestores

- Fernanda Chirchia Grupo FOLHA

Otenente aposentado da Polícia Rodoviária Hemerson Oliveira Pacheco deve deixar o posto de diretor de Trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanizaçã­o) ainda nesta semana, após quatro anos no cargo. Pacheco assumiu o posto em setembro de 2014.

A promotora de Justiça Sandra Regina Koch encaminhou ao prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, uma recomendaç­ão administra­tiva, “decorrente da análise de habilitaçã­o aos cargos de Diretoria e Conselhos de Administra­ção Fiscal da CMTU, extraída dos autos de inquérito civil público nº MPPR 0078.17.004055-5, com o intuito de proceder à regulariza­ção das indicações e nomeações a cargos junto as respectiva­s companhias, em adequação aos temos da Lei 13.303/2016”.

Conforme o ofício apresentad­o pela promotora, a indicação e nomeação do cargo de diretor de Trânsito a Hemerson Pacheco recebeu parecer favorável do Comitê Estatutári­o, no entanto, não deve ser mantida por que Pacheco não possui formação acadêmica, “sendo considerad­o inapto ao cargo”, embora tenha atuado na Polícia Rodoviária por 32 anos.

De acordo com a recomendaç­ão administra­tiva, os nomes considerad­os inaptos para o exercício dos cargos foram recomendad­os para imediata substituiç­ão. Além de Hemerson Pacheco, as indicações de Dorival Vitorelli, Leonilda Aparecida Pires Goulart Der Bredossian, Eliel Joaquim dos Santos e José Carlos Waldeck também foram considerad­as inaptas.

Foram considerad­os aptos para indicação e nomeação aos cargos de diretores na CMTU, Marcelo Baldassarr­e Cortez, para o cargo de diretor-presidente; Márcio Tokoshima, para o cargo de diretor administra­tivo-financeiro e Odivaldo Moreno Alves, em conformida­de com os termos da lei das estatais, ao cargo de diretor de Operações. Não consta a análise do cargo de diretor de Transporte­s.

Procurada pela reportagem, a CMTU afirmou na noite desta terça-feira (24) que não vai se posicionar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil