Folha de Londrina

Vereadora anuncia filiação ao PP

- Vitor Struck Reportagem Local

O PP (Partido Progressis­ta) de Ricardo Barros e Cida Borghetti ganhou ainda mais representa­tividade na Câmara de Londrina, para satisfação do prefeito Marcelo Belinati (PP). Agora, além do presidente da Casa, o vereador Ailton Nantes, e dos vereadores Jamil Janene e Guilherme Belinati, a vereadora Daniele Ziober é a mais nova integrante da bancada. Na sessão desta terça-feira (24) Ziober fez o anúncio oficial e exibiu um vídeo onde recebe o convite do presidente do partido em Brasília. Ela afirma que, na reta final, a admiração por deputados federais do PP que lutam pela causa animal foi um critério de desempate entre o Progressis­ta e o Partido Verde.

“Eu sigo há muito tempo o Ricardo Izar, inclusive vou nos encontros dele e foi a convite dele que entro no Progressis­ta. Ele faz parte da Frente Parlamenta­r em Defesa dos Animais no Congresso Nacional ,então mediante isso eu não poderia recusar”, explicou.

Daniele Ziober havia sido expulsa do PPS (Partido Popular Socialista) no início de março, por ter votado a favor do projeto de lei que atualizou a Planta Genérica de Valores no ano passado e ocasionou o aumento do IPTU deste ano, contrarian­do a recomendaç­ão do partido.

Na Câmara, a oficializa­ção veio bem depois do que no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Ziober garantiu a filiação no PP a tempo de disputar as eleições deste ano, já que a legislação obriga que o candidato esteja filiado a um partido com no mínimo seis meses de antecedênc­ia do pleito, ou seja, o dia 7 de abril. Se sairá candidata ao cargo de deputada estadual a vereadora não quis confirmar. Disse que a decisão vai depender da conversa com outros políticos da causa animal.

“Não decidi ainda. Claro que eu tive convite deles também pra sair a deputada estadual porque realmente o Paraná não tem ninguém da causa animal e eu tenho alguns amigos que vão também. Então ainda estou analisando se compensa”, afirmou.

O vereador Estevão da Zona Sul (sem partido) confirmou que também foi convidado para ingressar no PP, mas decidiu seguir sem legenda.

EM PAUTA

Ainda na sessão desta terça-feira (24) os vereadores aprovaram os pareceres prévios das comissões de Política Urbana e Meio Ambiente, Seguridade Social e de Administra­ção, Serviços Públicos e Fiscalizaç­ão ao projeto de lei que cria o Castra Móvel, de autoria da vereadora. O objetivo é criar uma política pública permanente de controle da natalidade de cães e gatos em Londrina, a exemplo de Ponta Grossa e Curitiba. O serviço teria caráter educativo, seria realizado através de convênios e chegaria aos bairros da cidade através de unidades móveis. “Hoje nós temos 60 mil animais abandonado­s, e nós calculamos que o projeto poderia castrar em torno de 50 animais por dia”, explicou Ziober.

O parecer técnico da Procurador­ia Jurídica da Casa apontou vício de iniciativa por isso foi solicitado, também, pareceres da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente), Vigilância Sanitária e de entidades como a OAB Londrina. Já a Comissão de Justiça, Legislação e Redação emitiu parecer favorável à tramitação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil