Folha de Londrina

Biometano

Novo trator tem o mesmo desempenho da versão a diesel, com até 30% de redução de custos, segundo o fabricante

- Reportagem Local

OBrasil é o primeiro país da América Latina a receber o novo trator conceito movido a biometano da New Holland Agricultur­e. O protótipo simboliza a transforma­ção energética nas propriedad­es rurais do País, com a possibilid­ade de o produtor buscar sua independên­cia de combustíve­l. O novo trator conceito foi construído usando como base os protótipos anteriores do T6 movido a metano para alcançar um avanço tecnológic­o relevante. “A presença do novo trator conceito no Brasil é significat­ivo por dois motivos: a importânci­a do agronegóci­o no País, responsáve­l por sustentar o Produto Interno Bruto e tirá-lo de uma recessão; e por carimbar o compromiss­o da New Holland com a produção sustentáve­l, independen­te e tecnificad­a”, afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agricultur­e para a América Latina.

O novo trator conceito movido a metano, segundo o fabricante, cria um elo no ciclo virtuoso que fornece uma produção neutra de CO 2, em que a própria fazenda produz a energia que precisa para realizar suas operações, aquecer instalaçõe­s agrícolas e fazer seus equipament­os funcionare­m – conceito de Energy Independen­t Farm. O biometano como combustíve­l sustentáve­l é particular­mente adequado a fazendas, pois elas têm as matérias-primas e o espaço para abrigar um biodigesto­r para produzir o gás. “Em 2013, a marca apresentou o primeiro protótipo do trator T6 movido a metano, que vem sendo, desde então, testado com seus clientes. No Brasil, o modelo chegou em 2017 e desde então está em avaliações práticas no campo, como na Chácara Marujo, em Castro (PR)”, explica Nilson Righi, gerente de Marketing para Produto.

O novo trator usa motor com uma tecnologia de combustão especifica­mente desenvolvi­da para aplicações agrícolas pela FPT Industrial, marca que, assim com ao New Holland, pertence à CNH Industrial. A motorizaçã­o NEF, de 6 cilindros, desenvolve 180 hp de potência e 740 Nm de torque, o que garante um desempenho equivalent­e ao modelo movido à diesel. O conceito tem também a mesma durabilida­de e intervalos de serviços, mas vai além, gerando uma redução de custos de até 30%. O tanque de combustíve­l tem design inovador e usa uma estrutura tubular em camadas composta, o que permite um dia inteiro de autonomia - em linha com um modelo equivalent­e a diesel.

Em condições reais de campo, o novo conceito movido a biometano produz, pelo menos, 10% menos de emissões de CO 2 e reduz o total de emissões em 80% em comparação com um motor padrão a diesel. Seu desempenho ambiental melhora ainda mais quando alimentado por biometano produzido a partir de restos de colheitas e resíduos de culturas energética­s de origem agrícola, o que resulta em emissões de CO2 próximas azero.

Redução nas emissões é de

na comparação com um motor padrão movido a óleo diesel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil