Folha de Londrina

OBRA DE ARTE

- Mie Francine Chiba Reportagem Local

Televisore­s de tela fina, que se fixam rente à parede como se fossem um quadro. Essa é a aposta das fabricante­s de TVs com lançamento­s que, além da qualidade de imagem, apelam para o design que se mistura à decoração da casa. A LG lançou esse mês a sua nova linha de televisore­s OLED no Brasil, dentre as quais o modelo W 4K de 65 polegadas, com o design “Picture-on-Wall”, premiada em 2018 na Consumer Electronic­s Show (CES), uma das maiores feiras de eletrônico­s do mundo. O modelo se fixa rente à parede, por meio de um suporte com ímãs. Juntos, a espessura do aparelho é de menos de 4 mm.

O que permite que a tela da TV fique quase rente à parede é um suporte no qual o televisor se fixa por ímãs, afirmam porta-vozes da LG. “A W8 conta com um design chamado de Picture-on-wall, que é uma fixação extremamen­te rente à parede. Essa fixação é tão rente à parede que, da parede à borda mais extrema do produto, temos menos de 4 mm de espessura, o que faz com que o olho humano não consiga reconhecer que ali é um televisor”, comentou Igor Krauniski, gerente de produtos de televisore­s da LG Brasil.

A tecnologia OLED e a separação dos processado­res do painel da TV, por sua vez, fazem com que a espessura do aparelho seja mínima. “O que permite que o televisor, contando com suporte, tenha menos de 4 mm de espessura é a tecnologia OLED. A OLED não precisa do painel de retroilumi­nação, os pixels se autoilumin­am e não têm a necessidad­e de filtros polarizado­res e de lâmpadas de LED para gerar cor”, explica o especialis­ta de produtos da LG Brasil, Pedro Dalery. “E o diferencia­l dessa TV é que a gente resolveu colocar o painel separado de todos os seus processado­res. Então, além da tecnologia OLED, a gente decidiu colocar o ‘cérebro’ do televisor dentro do soundbar e deixar o painel só para a reprodução e imagem”, continua Dalery.

Em outubro do ano passado, a Samsung anunciou a chegada da The Frame TV, de 55 polegadas, ao mercado brasileiro. O modelo foi premiado na CES em 2017. A The Frame TV tem pouco mais de 42 mm de espessura sem a base. Quando ligada, exibe imagens UHD 4K e, quando desligada, exibe obras de arte ou fotos pessoais do usuário. Para isso, conta com molduras customizáv­eis para que fique parecendo ainda mais um quadro. O modelo já vem com 100 obras de arte embarcadas, mas o usuário pode comprar outras na The Frame Store. O aparelho pode ser fixado à parede com o suporte No Gap, que permite que a TV seja instalada quase sem espaço entre ela e a parede.

Essa fixação é tão rente à parede quefazcomq­ueoolhohum­ano não consiga reconhecer que ali é um televisor”

 ??  ?? Lançada no ano passado, a The Frame TV, da Samsung, tem pouco mais de 42 mm de espessura sem a base com a proposta de se parecer com um quadro na parede
Lançada no ano passado, a The Frame TV, da Samsung, tem pouco mais de 42 mm de espessura sem a base com a proposta de se parecer com um quadro na parede

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil