Folha de Londrina

Moradores de Warta reivindica­m creche no distrito

Por falta de um centro infantil, pais deixam as crianças aos cuidados de vizinhos e familiares; secretária diz que não previsão de construção

- Edson Neves Grupo Folha

Moradores do distrito de Warta (zona norte de Londrina) reivindica­m a construção de um centro de educação infantil. Por falta de uma creche para deixar as crianças pequenas enquanto vão trabalhar, eles precisam deixar os filhos de até quatro anos na casa de vizinhos ou parentes.

A dona de casa Maria de Fátima Aguiar cuida de duas crianças - de um ano e três meses e de três anos. “Cuido de crianças há 14 anos e já cheguei a cuidar de cinco ao mesmo tempo. As mães não têm onde deixar. Sempre pedimos uma creche aqui, mas só fica nas promessas. Época de eleição é tanta gente que diz que vai construir creche aqui, mas quando ganha não aparece nunca mais”, reclama Aguiar.

Além da neta, Rita de Oliveira cuida de mais duas crianças, com idades de 3 e 6 anos. A sua filha Rafaela cuida de um menino de 1 ano e 2 meses. Ela largou um trabalho formal há quatro anos para se dedicar ao trabalho de babá. “Algumas mães trabalham fora, daí tem que estar pagando os outros para cuidar”, diz Oliveira.

Tanto Aguiar quanto Oliveira valorizam a confiança que as pessoas têm no trabalho que realizam. “Quando alguém pede informação sobre pessoas que cuidam de criança, logo falam de mim e da minha cunhada”, ressaltam. Se depender da previsão de construção de uma creche no distrito, as duas terão trabalho por muito tempo. “Temos um projeto finalizado de uma escola municipal, que atenderá a partir dos 4 anos, idade obrigatóri­a para a iniciação escolar. Mas sem previsão para uma creche”, informou a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Segundo ela, a construção da escola municipal deve ter início em 2019. “A expectativ­a é de que a obra esteja pronta até 2021”, completou. O projeto está orçado em R$ 3,7 milhões. O terreno onde será construída a escola fica ao lado da unidade básica de saúde do distrito, em uma área total de 2.429,67m², sendo que a obra deverá ocupar 1.570,39m². No projeto, é prevista a construção de 11 salas de aula.

Segundo a secretária, os pais que moram em Warta, mas que trabalham em Londrina e desejam colocar seus filhos em uma creche do Município deverão comparecer até a Central de Vagas (rua Benjamin Constant, 800) para fazer um cadastro para encaminham­ento aos centros infantis. Moraes comenta que os pais poderão solicitar que a creche seja no caminho ou próximo de seus trabalhos.

“Sempre pedimos uma creche aqui, mas só fica na promessa”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil