Folha de Londrina

Londrina tem primeira morte por gripe no ano

Vítima era um homem de 55 anos; Paraná já soma sete óbitos pela doença

- Pedro Marconi Reportagem Local

ASecretari­a da Saúde do Paraná confirmou a primeira morte em decorrênci­a da gripe em Londrina. De acordo com a pasta, a vítima era um homem de 55 anos, diagnostic­ado com o tipo A. Ele sofria de outras doenças, estas não informadas. O último boletim, divulgado na quarta-feira (2), mostrou que o Estado já tem sete óbitos em razão da Influenza. Em relação à semana passada, além de Londrina, foi registrado um novo caso com morte em Foz de Iguaçu (Oeste). É o segundo da cidade.

Até o início de abril foram 791 notificaçõ­es, com 50 confirmaçõ­es. No mesmo período de 2017 eram 38 ocorrência­s comprovada­s e apenas uma morte. “Isto mostra que a sazonalida­de da doença vai mudando conforme o ano. Não sabemos o comportame­nto viral da gripe, mesmo com o Paraná tendo muitas unidades que fazem o monitorame­nto. No ano passado, por exemplo, tivemos a circulação do vírus o ano inteiro no Estado”, explica Júlia Cordellini, superinten­dente de Vigilância em Saúde da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

A maioria dos casos estão concentrad­os na região de Francisco Beltrão (Sudoeste), com 21. Já a maior parte das mortes acontecera­m na região de Foz de Iguaçu, sendo três. No Norte, foram constatada­s pessoas com gripe em Londrina (2), Ibiporã (1) e Cambé (1). “A população precisa ficar atenta aos sintomas, como febre alta, dor de garganta e dores musculares. Ao verificar estes sinais é necessário procurar um serviço de saúde e jamais automedica­ção, que pode gerar outras complicaçõ­es. As primeiras 48 horas desde a manifestaç­ão do vírus são importante­s para uma recuperaçã­o rápida.” do Paraná em abril e vai até 12 junho. O Dia D acontece no próximo sábado (12). Até esta sexta (4), a Secretaria da Saúde contabiliz­ou a distribuiç­ão de 803 mil doses, o que representa 33,8% do público-alvo, formado por dez grupos prioritári­os. Na 17ª Regional de Saúde, que abrange Londrina e outros 20 municípios, quase 60 mil pessoas foram imunizadas. A meta de cobertura vacinal é 209 mil.

Segundo Júlia Cordellini, algumas medidas preventiva­s devem ser tomadas. “Lavar constantem­ente as mãos, manter os ambientes ventilados, quando tossir usar a dobra do braço ou um lenço descartáve­l estão entre as ações que as pessoas devem colocar em prática”, orienta. “É de extrema importânci­a que aqueles que têm direito à vacina não deixem para a última hora, pois ela demora cerca de duas semanas para começar a fazer efeito. A vacina é um vírus inativado e é segura. Não temos casos graves de eventos adversos por conta da imunização.”

VACINA A campanha de vacinação contra a Influenza começou em todas as unidades de saúde

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil