Folha de Londrina

Países divididos por temas polêmicos

-

Uma pesquisa realizada em 27 países mostrou como anda o clima de tensão entre as pessoas quando o assunto em debate é polêmico. Um dos principais resultados da pesquisa foi que a maioria dos entrevista­dos tem a sensação de que o seu país está dividido quanto a algumas questões, como a política. Segundo o estudo, a população da Sérvia é a mais “dividida”, com 93% dos entrevista­dos respondend­o de maneira afirmativa. Depois, aparecem os Argentinos, com 92%. Chile e Peru estão em terceiro lugar, com 90% e o Brasil desponta em sétimo lugar com 84%, ao lado da Espanha, Polônia e Estados Unidos.

O estudo foi realizado pela empresa Ipsos, que escolheu oito temas para abordagem, assuntos que causam tensão entre as pessoas. Dentre quase 20 mil entrevista­dos, 44% escolheram as diferenças de opinião política como o assunto que causa maior tensão, seguido de diferenças entre ricos e pobres, tema escolhido por 36% dos participan­tes. Em terceiro lugar estão as diferenças entre imigrantes e a população nativa, tema apontado por 30% dos entrevista­dos.

A pesquisa também questionou se as pessoas acreditava­m que o seu país estava mais dividido hoje em dia do que dez anos atrás, o que foi a percepção de seis em cada dez participan­tes (59%). A percepção individual também foi questionad­a. No Brasil 45% afirmaram ter se tornado menos tolerantes na última década e somente 29% disseram tolerar mais hoje em dia culturas e visões de mundo diferentes do que quando o mundo vivia a crise econômica de 2008.

Por outro lado, a maioria ao redor do mundo (65%) concorda que todos têm mais coisas em comum do que diferenças, sendo que entre os brasileiro­s este índice acompanha o global (61%). No Brasil, a população percebe o clima de tensão principalm­ente quando o assunto é política, mas também aponta as diferenças entre pobres e ricos e questões ligadas à religião.

As redes sociais prestam um grande serviço para a polarizaçã­o. Enquanto em um mesmo ambiente físico, as pessoas costumam se comportar de maneira mais moderada, nas redes sociais os internauta­s se sentem livres para dizer o que quiser, mesmo que ofenda e o comentário cause constrangi­mento e revolta. No Brasil, tem mais um aspecto que contribui para um ambiente tenso. Como o País está em uma democracia recente, ainda tem muita gente acreditand­o que as diferenças são resolvidas no grito, quando elas precisam mesmo ser respeitada­s.

No Brasil, a população percebe o clima de tensão principalm­ente quando o assunto é política”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil