Folha de Londrina

Pintura e limpeza para melhorar visual das praças

Objetivo da prefeitura é dar uma cara nova a esses pontos para que a população possa frequentar

- Micaela Orikasa Reportagem Local

Um trabalho conjunto entre a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanizaçã­o) e secretaria­s municipais de Obras e Meio Ambiente está melhorando o visual em algumas praças e espaços públicos de Londrina. A intenção é dar uma cara nova a esses pontos para que a população possa utilizá-los para o lazer e prática de atividades físicas. A primeira praça a receber esse tratamento foi a da Vila Brasil, ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde).

O local recebeu uma limpeza geral no início de maio. A calçada no entorno foi nivelada, os bancos e o piso da academia ao ar livre foram pintados e uma mureta foi construída para conter a água da chuva que desce pelo asfalto. “Quando chove, a enxurrada chega até à quadra de esportes. Estava precisando mesmo fazer essa mureta”, comentou o morador Ivan Ferreira Vilas Boas.

Ele mora próximo à praça e comemora a limpeza. “Estava muito sujo. Agora ficou bom porque podaram as árvores e clareou um pouco”, diz. Entretanto, o trabalho não deve parar por aí, segundo o morador. “É preciso melhorar a iluminação no entorno e acabar com um ponto de drogas que fica atrás da praça”, ressalta.

Na manhã de terça-feira (7), quatro pontos no jardim Bandeirant­es (zona oeste) começaram a receber os serviços. Na praça em frente à paróquia Santo Antônio foi feita a poda das árvores, capina do mato, especialme­nte nas calçadas e agora os bancos estão sendo consertado­s.

“Me lembro de ter reformado esses bancos em 1998. De para cá, acho que nada foi feito nesse sentido. Em dois ou três dias, vai estar tudo pronto”, conta Enildo Fontes Meira, que trabalha na prefeitura há 23 anos, executando serviços de manutenção.

Na próxima semana, será a vez do Bosque Central receber a manutenção, mas o mutirão também passará pelos lagos Norte e Cabrinha, a Praça Nishinomiy­a e o Parque Lagoa Dourada, conhecido como “Zerinho”, no Jardim Monte Belo (zona Sul).

REVERTER TENDÊNCIA

“Além da limpeza e pintura temos executado podas de árvores, estamos recuperand­o a malha asfáltica do entorno e brinquedos do parque infantil. A revitaliza­ção dos espaços públicos tem sido feita integralme­nte. Existem coisas que estavam quebradas há mais de 20 anos”, destacou o presidente da CMTU, Marcelo Cortez.

Segundo ele, as medidas tem sido realizadas para reverter a tendência da população, que deixou de frequentar esses espaços.

Sobre o trabalho realizado no Zerão, Cortez apontou que não há necessidad­e de implantar mobiliário novo. “O que está ali está em boas condições; só há necessidad­e de manutenção”, argumentou. Sobre os brinquedos do parque infantil, ele ressaltou que foram retirados todos que não dava para recuperar. No lugar foram instalados brinquedos reformados.(Colaborou

Vitor Ogawa)

 ??  ??
 ?? Fotos: Saulo Ohara ?? Praça da Vila Brasil: calçada nivelada, bancos e piso da academia pintados e uma mureta foi construída para conter a água da chuva
Fotos: Saulo Ohara Praça da Vila Brasil: calçada nivelada, bancos e piso da academia pintados e uma mureta foi construída para conter a água da chuva
 ??  ?? Operários realizam a poda e capina na praça em frente à paróquia Santo Antônio
Operários realizam a poda e capina na praça em frente à paróquia Santo Antônio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil