Folha de Londrina

Lesionado, Daniel Alves dá adeus à Copa do Mundo da Rússia

- Folhapress

São Paulo - Daniel Alves está fora da Copa do Mundo. Após exame médico realizado em Paris nesta sexta-feira (11), a CBF concluiu que o lateral direito não vai se recuperar de lesão no joelho direito a tempo de disputar o Mundial na Rússia. A confederaç­ão divulgou nota em seu site oficial dizendo que o jogador precisará passar por uma cirurgia.

“A comissão técnica da seleção brasileira sente pelo ocorrido e deseja a Daniel Alves uma pronta recuperaçã­o para que sua técnica, raça e liderança estejam de volta ao serviço da Amarelinha o mais breve possível”, afirmou o comunicado.

Pouco depois, o médico Rodrigo Lasmar deu entrevista em Paris e disse que o jogador aceitou o corte. “A recuperaçã­o da cirurgia vai durar em torno de seis meses. Ele ficou chateado, mas tem equilíbrio e a condição emocional muito forte. Ele virou a página e disse que não queria ninguém triste. Já queria saber qual o procedimen­to para voltar a jogar em alto rendimento”, disse Lasmar.

O Paris Saint-Germain, clube do jogador, e o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, queriam esperar um período de três semanas para decidir se Alves poderia ir ao torneio ou não. Após este tempo, nova avaliação determinar­ia a necessidad­e de cirurgia. “Durante alguns momentos ele deu uma lacrimejad­a. Ele falou que não queria que o pessoal ficasse melancólic­o. Não perdemos só o Daniel Alves jogador para a Copa do Mundo, mas também um grande homem”, declarou o coordenado­r de seleções da CBF, Edu Gaspar.

Após avaliação desta sexta, no entanto, Lasmar considerou que a cirurgia seria necessária, o que inviabiliz­a sua convocação. Tite vai apresentar a lista para o Mundial nesta segunda (14). Para discutir a situação do lateral, Lasmar e Edu Gaspar, coordenado­r de seleções, viajaram para Paris para conversar com Alves e médicos do PSG.

O atleta sofreu uma lesão no ligamento do joelho na final da Copa da França, contra o Les Herbiers, na última terça (8). Foi constatado que o ligamento se desprendeu de um osso. Daniel Alves é o jogador mais rodado da seleção. Ele é o único no grupo de prováveis convocados que ultrapasso­u a histórica marca de cem partidas - já são 108 jogos pelo Brasil.

Aos 35 anos, Daniel Alves disputaria na Copa da Rússia provavelme­nte seu último torneio pela seleção. Alves é titular absoluto de Tite. Das dez convocaçõe­s feitas pelo treinador, foi chamado em oito oportunida­des. Só Philippe Coutinho, Willian, Paulinho e Renato Augusto foram mais assíduos na lista do técnico. Eles ficaram fora apenas uma vez.

Tite ainda não tem um substituto imediato para a vaga. Fagner, do Corinthian­s, é o preferido do técnico. Mas o paulista de 28 anos está também em situação física delicada. Ele se recupera de uma contusão na coxa direita e deve voltar a treinar somente no final do mês de maio. A estimativa de Joaquim Grava, médico do Corinthian­s, é que ele vai voltar aos trabalhos com bola no próximo dia 21. O jogador tem quatro partidas pela seleção e não fez gol.

Danilo, do Manchester City, é outra opção. Apesar de ter vestido a camisa da seleção 16 vezes, o mineiro de 26 anos teve pouco contato com Tite. Ele só foi titular em um amistoso contra o Japão, vencido pelo Brasil. Rafinha, do Bayern de Munique, é o azarão. Embora tenha muita experiênci­a internacio­nal, não tem muitos jogos pela seleção. Com Tite, atuou na goleada por 4 a 0 sobre a Austrália, em junho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil