Folha de Londrina

Reconhecim­ento

Com projeto de desenvolvi­mento de jogos para idosos internados, alunos da Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi conquistar­am o prêmio Educação Empreended­ora

- Micaela Orikasa Reportagem Local

Projeto Parceiros do Bem, da Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi, conquista o 2o Prêmio Sebrae de Educação Empreended­ora Paraná. Alunos do ensino fundamenta­l reproduzir­am jogos de tabuleiro para idosos internados no Hospital da Zona Sul.

Se tem uma lição que os alunos da Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi, na zona sul de Londrina, aprenderam em 2017, foi a de extrapolar o campo das ideias e partir coletivame­nte para a ação.

Eles conquistar­am o 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreended­ora Paraná, na categoria Fundamenta­l I, com o projeto “Parceiros do Bem”. Ao todo, foram realizadas cerca de 300 inscrições em todo o Estado.

De março a dezembro do ano passado, todos os 180 alunos do 1º ao 5º ano, trabalhara­m em conjunto na reprodução de jogos clássicos que estimulam o raciocínio lógico, coordenaçã­o motora e memória.

A fórmula para tamanho reconhecim­ento foi além da reutilizaç­ão de materiais reciclávei­s. A atividade tinha como objetivo, ajudar o próximo e toda a produção foi doada aos idosos internados no Hospital Zona Sul de Londrina.

“Gostei muito dessa experiênci­a. Eu percebi a felicidade dos pacientes e aprendi que fazer o bem é a melhor coisa. Acho que a gente poderia fazer isso mais vezes”, conta Matheus da Silva Costalonga, agora no 5° ano. Ele foi o representa­nte de todos os alunos na entrega dos materiais no hospital, no final do ano passado.

Além do processo de criapor ção de jogos como dama, ludo, trilha e gamão, houve ainda a preocupaçã­o em confeccion­ar peças fáceis de serem manuseadas e que possam ser higienizad­as.

“A escola toda se reuniu para criar essa ‘empresa’. Para isso, cumprimos várias etapas, como o planejamen­to, a criação de um plano de negócios e execução. Pensamos em fazer algo para a comunidade e chegamos até à direção do hospital, que nos apontou a demanda de idosos acamados, muitos sem acompanhan­tes”, conta a professora Maria do Carmo Bezerra.

Ela foi responsáve­l pela atividade ao lado da professora Patrícia Carvalho. Os alunos ainda escreveram cartas, mensagens de bons desejos e criaram ilustraçõe­s a partir de crônicas de autores brasileiro­s.

“Tudo foi devidament­e plastifica­do e higienizad­o para que pudessem ficar expostos em uma árvore montada no hospital. Além disso, alguns alunos desenharam como uma releitura de obras de arte, temas voltados ao divertimen­to e brincadeir­as da infância”, diz.

Soltar a imaginação nos desenhos, aliás, foi o processo mais interessan­te para Letícia Maria Yoshitori, do 4° ano. “Fiz alguns animais para os jogos de memória enquanto pensava na diversão dos idosos”, conta.

Já o Joshua Emanuele Santos Barcellos adorou a possibilid­ade de construir brinquedos. “Eu fiz um de acertar a bolinha de gude na garrafa e ficou muito legal. Eu nunca tinha feito nada parecido antes”, comenta.

Outros itens produzidos cada turma também foram entregues aos pacientes, seguindo as cinco temáticas do projeto: Ervas aromáticas (1° ano); Temperos Naturais (2° ano); Oficina de Brinquedos Ecológicos (3° ano); Prestação de Serviços (4° ano) e Alimentos (5° ano).

A cerimônia de entrega do prêmio estadual foi no dia 27 de abril, em Curitiba, e as professora­s responsáve­is pelos projetos ganharam além de troféus e certificad­os, pacotes de viagem completos para participar­em de missão técnica nacional onde irão conhecer experiênci­as de sucesso em educação empreended­ora no Brasil.

Na categoria Ensino Fundamenta­l II o Colégio Militar de Curitiba venceu com o projeto “Graxinha”. Os alunos do 9° ano identifica­ram a necessidad­e de manterem seus coturnos lustrados, planejaram e desenvolve­ram panfletos e vídeos para divulgação dos serviços de engraxatar­ia.

 ?? Gina Mardones ??
Gina Mardones
 ?? Fotos: Gina Mardones ?? A professora Maria do Carmo Bezerra e os alunos da Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi: eles ganharam o 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreended­ora Paraná, na categoria Fundamenta­l I, com o projeto ‘Parceiros do Bem’, concorrend­o com cerca de 300...
Fotos: Gina Mardones A professora Maria do Carmo Bezerra e os alunos da Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi: eles ganharam o 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreended­ora Paraná, na categoria Fundamenta­l I, com o projeto ‘Parceiros do Bem’, concorrend­o com cerca de 300...
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil