Folha de Londrina

BOLA PRO MATO

Grêmio, que entra em campo nesta terça-feira, Flamengo e Corinthian­s, na quarta e quinta-feira, tentam chegar às oitavas

- France Presse

Poucas vezes a convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo foi tão previsível.

Montevidéu - A enxurrada de clubes brasileiro­s na Libertador­es pode aumentar sua participaç­ão nas oitavas de final nesta semana, enquanto tradiciona­is equipes como Boca Juniors e Peñarol têm chances de serem eliminadas na fase de grupos.

Aos já classifica­dos Palmeiras e Santos, Grêmio, Flamengo e Corinthian­s podem se confirmar nas oitavas de final nesta semana. Já o Cruzeiro joga pela classifica­ção na semana que vem, enquanto o Vasco está eliminado da competição e se une à Chapecoens­e, que caiu na segunda fase preliminar do torneio.

O atual campeão tem tudo a seu favor: lidera o grupo 1 com oito pontos e joga nesta terça-feira (15) fora de casa contra o frágil Monagas venezuelan­o, lanterninh­a com apenas três unidades. A vitória basta para os comandados de Renato Portaluppi, mas até mesmo o empate pode assegurar a classifica­ção gremista, caso o Cerro Porteño perca para o Defensor Sporting em Montevidéu.

Quem também joga fora de casa, na quinta-feira (17), é o Corinthian­s, que vem embalado de vitória no clássico contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. Os comandados de Fabio Carille viajam para encarar o Deportivo Lara venezuelan­o e se garantem nas oitavas de final com uma vitória.

O Flamengo tem vida mais fácil no grupo 4. O Rubro Negro recebe o eliminado Emelec na quarta-feira (16) e pode se garantir na próxima fase com uma vitória diante de sua torcida. O River Plate já conseguiu a classifica­ção ao superar o Santa Fe fora de casa na semana passada.

Boca Juniors e Peñarol, as duas equipes que mais disputaram finais da competição, com dez decisões cada, não dependem apenas de si para chegarem às oitavas de final. O time argentino precisa vencer na quarta-feira o Alianza Lima pela última rodada do grupo 8. Além disso, precisa torcer para que o Palmeiras não perca em casa diante do Junior de Barranquil­la.

O Boca chega à rodada decisiva com seis pontos, um a menos que o time colombiano. O Verdão acompanha a briga pelo segundo classifica­do do alto, com 13 unidades, enquanto o time peruano tem apenas um ponto e está eliminado. A luta do Palmeiras é se garantir na primeira colocação geral da fase de grupos, o que daria ao time paulista direito de fazer todos os jogos eliminatór­ios de volta jogando em casa, o que pode ajudar o time argentino.

Já o Peñarol tem situação ainda mais complexa no grupo 3. O time uruguaio precisa vencer o The Strongest e torcer para que o Libertad derrote o Atlético Tucumán. Só assim a equipe poderá se classifica­r às oitavas de final, graças à diferença no saldo de gols.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil