Folha de Londrina

O alerta do papa contra as notícias falsas

-

Opapa Francisco aproveitou o Dia Internacio­nal das Comunicaçõ­es Sociais, comemorado no último domingo (13), para fazer mais um alerta contra as fake news. Ao saudar os jornalista­s que se “compromete­m a buscar a verdade das notícias, contribuin­do para uma sociedade justa e pacífica”, o pontífice lembrou o perigo que representa a indústria de notícias falsas para a democracia e para uma sociedade mais justa. O líder da Igreja Católica já vem se mostrando preocupado com a disseminaç­ão de mentiras pela internet e vê no jornalismo profission­al um importante aliado no combate às notícias falsas.

Em Londrina, a Igreja Católica também aproveitou as missas de domingo para chamar a atenção dos fiéis para a importânci­a de se buscar a informação correta e os cuidados para diferencia­r o que é realidade daquilo que é invenção. Iniciativa importante, lembrando que 2018, ano de eleições no Brasil, pode se tornar um período propício para a propagação de boatos envolvendo candidatos. O arcebispo Geremias Steinmetz, da Catedral Metropolit­ana de Londrina, fez um alerta contra essa verdadeira fábrica de desinforma­ção, ressaltand­o o tema do 52º Dia Mundial das Comunicaçõ­es Sociais: “A verdade vos tornará livres”.

É bastante oportuno falar sobre o combate às notícias falsas no Dia das Comunicaçõ­es Sociais, pois a valorizaçã­o do jornalismo sério e de credibilid­ade representa um grande aliado nessa missão. A data é celebrada no domingo anterior ao Pentecoste­s, quando os bispos e sacerdotes têm a missão de divulgar à comunidade a mensagem do Santo Padre. Anualmente, o papa transmite seu comunicado no dia 24 de janeiro, dedicado a São Francisco de Sales, padroeiro dos comunicado­res. Em um dos trechos da mensagem, o papa disse que “gostaria de contribuir para prevenir a difusão das notícias falsas e para redescobri­r o valor da profissão jornalísti­ca também”. No Paraná, a Igreja Católica tomou outra atitude importante, preparar uma cartilha para ser distribuíd­a para a comunidade esclarecen­do sobre como distinguir o que é boato e o que é fato. Nesse momento crítico, a informação é a melhor saída.

Pontífice lembrou o perigo que a indústria de fake news representa para a democracia e para uma sociedade mais justa”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil