Folha de Londrina

Varejo paranaense fecha 1o trimestre no positivo

- Mie Francine Chiba Reportagem Local

Após um ano de 2017 marcado por quedas nas vendas do varejo, o Paraná entrou 2018 com o pé direito. De janeiro a março de 2018, o Estado teve um acréscimo de 4,31% nas vendas do setor, contra 0,54% no trimestre anterior (outubro a dezembro de 2017). Nos três primeiros trimestres de 2017, as vendas no comércio ficaram no terreno negativo. Os dados são da Pesquisa Conjuntura­l da Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), divulgados nesta segunda-feira (14).

O melhor desempenho foi visto nas regiões agrícolas, em função da safra de verão e do barateamen­to do crédito em um ambiente de inflação baixa, avaliou a Fecomércio PR.

Londrina foi a segunda região com maior cresciment­o no primeiro trimestre de 2018 (4,76%), atrás apenas da Região Oeste (18,36%), que compreende os municípios de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu. No Paraná, as concession­árias de veículos (29,13%) e as lojas de departamen­tos (17,01%) tiveram os resultados mais expressivo­s nos primeiros três meses do ano. Em Londrina, destacaram-se as concession­árias de veículos (20,4%), as lojas de departamen­tos (16,46%) e as livrarias e papelarias (10,43%).

A coordenado­ra de pesquisa da Fecomércio PR, Priscila Andrade, explica que quando a agricultur­a tem uma boa safra, isso se reflete no aumento do crédito e nas vendas das concession­árias de veículos. “Quando o produtor vê que a safra é boa, ele in-

veste mais em máquinas agrícolas, em caminhões. As concession­ários vendem mais carros, utilitário­s. Tudo melhora, a questão do crédito, as pessoas se sentem mais confiantes. Isso acontece principalm­ente em Londrina e na Região Oeste.”

O presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial

 ??  ??
 ?? Gina Mardones ?? Em Londrina, o setor de livraria e papelaria teve cresciment­o de 10,43%
Gina Mardones Em Londrina, o setor de livraria e papelaria teve cresciment­o de 10,43%
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil