Folha de Londrina

Escola oferece vagas gratuitas para projetos esportivos

São 66 vagas gratuitas para crianças e adolescent­es participar­em de aulas de xadrez e jiu-jitsu

- Pedro Marconi Reportagem Local

AEscola IEIJ (Instituto de Educação Infantil e Juvenil), de Londrina, está oferecendo 66 vagas gratuitas em projetos esportivos para crianças e jovens. São três iniciativa­s, que em 2018 estão sendo expandidas à comunidade graças à verba conquistad­a junto ao edital do Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos), ferramenta de fomento à prática esportiva em Londrina. As aulas acontecem duas vezes por semana, entre segunda e sexta-feira.

Dois dos projetos são relacionad­os ao xadrez. O instituto, que é uma cooperativ­a escolar sem fins lucrativos, já contava com escola de formação, reconhecid­a por descobrir talentos. Agora, crianças e adolescent­es de 12 a 18 anos que não são alunos do colégio poderão se inscrever para participar. São 24 vagas, sendo metade para cada sexo. Na modalidade máster, a oferta é de 12 vagas para jovens acima de 18 anos.

Segundo o diretor da escola, Marcio Hideo, o objetivo é formar jogadores para participar de campeonato­s, reforçando a seleção de enxadrista­s. “O xadrez é positivo para a pessoa que pratica, pois exige a parte da organizaçã­o do pensamento, trabalha a memória, disciplina a cabeça e o corpo”, destaca. “No estudo de xadrez a pessoa irá fazer a análise da partida e aprender sobre a parte histórica”, explica.

O convênio com o município é de um ano, porém a intenção é renová-lo para que os interessad­os continuem integrados e evoluindo o nível de aprendizad­o. “Como estamos assumindo o projeto este ano, a ideia é termos uma equipe forte, podendo oferecer todo o suporte. Entre os professore­s temos o técnico da seleção londrinens­e de xadrez”, pontua. Os projetos funcionam na própria escola.

LUTA

No ensino de jiu-jitsu, a capacidade é para atender até 30 crianças. A luta é ministrada a crianças e adolescent­es de sete a 18 anos, moradores do Parque das Indústrias Leves, na zona sul de Londrina. O projeto é desenvolvi­do no bairro há vários anos, porém a partir deste terá o custeio do Feipe para aquisição de equipament­os e reforço na estrutura. “Oferecemos todo o apoio para praticar este esporte. Ele ajuda na disciplina, carga emocional e inteligênc­ia. São muitas crianças em situação de vulnerabil­idade social naquela região.”

PARATLETA

A IEIJ também desenvolve projeto com o paratleta de lançamento de dardo Waldemir Antônio de Oliveira. A finalidade é dar condições de treinament­o ao esporta. A instituiçã­o, por dispor dos requisitos necessário­s para conseguir o benefício do fundo de incentivo ao esporte, recebe o valor e converte isto em utensílios e outras benfeitori­as. Ao mesmo tempo, promove a inclusão entre os alunos da escola e Oliveira.

“Estamos tendo a oportunida­de de poder fazer com que o alunos conheçam estas realidades, que são diferentes da deles. De outro modo, não saberíamos dos desafios e conquistas de um paratleta, por exemplo. É a escola se abrindo para a comunidade”, ressalta. “O município quer ter expoentes do esporte levando o nome da cidade. Estamos buscando oferecer isso e preparálos para a vida, pois são nos momentos mais difíceis que se têm uma aprendizag­em mais plena”, acredita.

 ??  ??
 ?? Ricardo Chicarelli ?? Aulas de xadrez: descoberta de talentos
Ricardo Chicarelli Aulas de xadrez: descoberta de talentos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil