Folha de Londrina

Manual sobre restrição alimentar

Secretaria de Educação de Arapongas orienta escolas sobre atendiment­o a alunos com alergia ou intolerânc­ia alimentar

- Reportagem Local

Arapongas

– Um número considerad­o preocupant­e de alunos que apresentam alergia ou intolerânc­ia alimentar fez com que a secretaria de Educação de Arapongas (Região Metropolit­ana de Londrina) produzisse um manual de orientaçõe­s para restrições alimentare­s direcionad­o a escolas e centros municipais de educação infantil. Elaborado pela equipe técnica da Central de Merendas, composta pelas nutricioni­stas Cibele Recco Vendramett­o de Araújo e Viviane H. Arakawa Futata, o manual foi apresentad­o para diretoras e merendeira­s, que também passaram por um treinament­o. Segundo informaçõe­s da secretaria municipal, são 104 alunos com alguma restrição.

Conforme a gerente do setor, Marta Pilati, o objetivo do manual é oferecer um atendiment­o nutriciona­l seguro, eficiente e de qualidade às crianças com restrições alimentare­s. “Além dos treinament­os e do cardápio especial que já disponibil­izamos para estes casos, agora as escolas têm à sua disposição este manual, com importante­s informaçõe­s para que possamos prestar um atendiment­o à altura das necessidad­es destas crianças”, explica.

O secretário de Educação, professor Paulo Valério, ressaltou que a padronizaç­ão estabeleci­da no manual não tem a intenção de substituir as avaliações e orientaçõe­s dos profission­ais médicos e/ ou nutricioni­stas que acompanham a criança, mas sim, contribuir para um melhor acompanham­ento.

TIPOS

Segundo levantamen­to realizado pela Central de Merendas, atualmente 104 alunos registram algum tipo de patologia relacionad­a a restrição alimentar. A grande maioria (53) tem intolerânc­ia à lactose,

seguida de alergia a corantes (22) e alergia a proteína do leite de vaca (13). Também foram detectados alergia a ovo (7 alunos), diabéticos (3), celíacos (2), alergia a chocolate (2), intolerânc­ia ao glúten (1) e alergia a amendoim (1).

A central de abastecime­nto da merenda escolar atende 47 pontos de distribuiç­ão, sendo 24 escolas municipais, 22 centros de educação infantil e 1 filantrópi­ca. Atualmente, são servidas aproximada­mente 20 mil refeições diariament­e, segundo informaçõe­s da prefeitura.

Segundo a Central de Merendas, 104 alunos apresentam algum tipo de patologia Eduardo Wolf vai à Casa da Tolerância e discute as relações entre produção cultural e engajament­o político

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil