Folha de Londrina

De olho nas boas práticas educativas

-

Um dos caminhos para trabalhar o empreended­orismo em sala de aula é através do projeto JEPP (Jovens Empreended­ores Primeiros Passos), desenvolvi­do pelo Sebrae em parceria com as secretaria­s municipais de Educação.

Em Londrina, ele acontece desde 2014, com o objetivo de disseminar a cultura empreended­ora em alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamenta­l para estimular o protagonis­mo e a iniciativa futura na busca de possibilid­ades de inserção no mercado de trabalho.

Para isso, o JEPP trabalha com temas transversa­is em cultura da cooperação, cultura da inovação, ecossusten­tabilidade, ética e cidadania. Semanalmen­te, as unidades escolares aplicam atividades teóricas e práticas em sala de aula e para isso, os professore­s passam por capacitaçã­o junto ao Sebrae, que oferece ainda o material pedagógico.

De acordo com Daniele Montenegro Conte, coordenado­ra de Educação Empreended­ora e consultora do Sebrae/PR, “o objetivo principal é promover a inserção de conteúdos de empreended­orismo em todos os níveis da educação formal. Para isso, são aplicadas metodologi­as apropriada­s para cada nível de escolarida­de”, afirma.

Em relação ao Prêmio Sebrae de Educação Empreended­ora Paraná, Conte destaca que a ideia é divulgar histórias e iniciativa­s bem sucedidas da Educação Empreended­ora. “Além de trazer para conhecimen­to das pessoas a aplicação do projeto, ele oportuniza aos professore­s compartilh­arem as suas experiênci­as”, destaca.

No caso do projeto aplicado na Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi, ela cita a iniciativa de pensar em formas diferentes de trabalhar com os pacientes hospitaliz­ados. “Isso mostra que a criança pode pensar diferente e desenvolve­r o comportame­nto empreended­or, visando não só abrir empresas e gerar lucro, mas mudar a vida das pessoas de forma positiva”, considera.

Para este ano, o JEPP englobará cerca de 95 alunos do período matutino, nas turmas de 4° e 5° ano da Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi, tendo a sustentabi­lidade como tema geral.

(M.O.)

 ??  ?? Professora­s e alunos do Fundamenta­l I criaram uma árvore com cartas e mensagens positivas, além de jogos como dama, ludo, trilha e gamão destinados aos idosos hospitaliz­ados; houve também estímulos criados a partir da arte
Professora­s e alunos do Fundamenta­l I criaram uma árvore com cartas e mensagens positivas, além de jogos como dama, ludo, trilha e gamão destinados aos idosos hospitaliz­ados; houve também estímulos criados a partir da arte
 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil