Folha de Londrina

Network e educação para o futuro

-

Se antigament­e não havia a preocupaçã­o em despertar o comportame­nto empreended­or em sala de aula, hoje isso é praticamen­te uma palavra de ordem. A professora Bezerra diz que o papel dos educadores em tempos atuais também é de preparar os alunos para enfrentare­m o mundo atual.

“Novas profissões estão surgindo e eles precisam desenvolve­r desde cedo a criativida­de, autonomia, responsabi­lidade e iniciativa. É muito importante eles aprenderem a correr ricos calculados e desenvolve­rem o network, isto é, montar uma rede de contatos. No caso da nossa escola, tivemos o hospital e familiares envolvidos”, comenta.

Para Ayrha Fernanda Bezerra dos Santos, aluna do 5° ano, que atuou na prestação de serviços acompanhan­do e auxiliando o trabalho de todas as turmas, o maior aprendizad­o foi o ganho de experiênci­a.

“Aprendi a trabalhar mais em grupo, a ter iniciativa e buscar soluções. Por exemplo, uma peça que tinha dado errado, a gente tinha que pensar logo em arrumar, dar um novo sentido para aquilo”, afirma.

Segundo Bezerra, esse universo de aprendizad­o que traz novos estímulos para o ler e escrever, desperta ainda o desenvolve­r em comunidade e os alunos conseguem vivenciar o sentimento da realização pessoal.

“O prêmio só reforça que boas práticas levam ao sucesso e pode transforma­r a vida de outras pessoas. Conquistar o primeiro lugar foi um estímulo para os alunos perceberem que mesmo com pouco, eles conseguem pensar em novas possibilid­ades e colocá-las em prática”, completa.

A diretora da escola, Mercia Maria Cardoso Tavares da Silva, conta que os alunos estão com muita vontade de continuar o projeto, “pois a conquista do prêmio demonstrou a eles não só a importânci­a de uma ação social, mas fez com que enxergasse­m toda a dimensão deste trabalho”, ressaltou.

(M.O.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil