Folha de Londrina

Londrina atendeu 209 ocorrência­s

- (L.T.)

Londrina teve 29 acidentes causados pelo escorpião neste ano. Cento e quarenta e sete amostras foram enviadas para identifica­ção e 209 atendiment­os foram realizados em residência­s, segundo dados da Vigilância Ambiental. A Secretaria Municipal de Saúde tem registrado uma média de cinco atendiment­os por dia, incluindo reclamaçõe­s e acidentes com aracnídeos. Por conta disso, o órgão chama a atenção para os cuidados necessário­s de prevenção.

Os materiais de construção ou entulhos são os pontos mais comuns de acidente. Por isso, a orientação é utilizar luvas de raspa de couro e calçados quando manuseá-los e evitar acúmulo de entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenhas, pois os locais que os escorpiões mais gostam são escuros, úmidos e com presença de insetos.

Além disso, é recomendáv­el examinar calçados, roupas e toalhas antes usá-los, manter todos os locais da residência limpos e afastar berços e camas da parede, pois não há desinsetiz­ação eficaz contra o aracnídeo.

Em caso de acidente, a Secretaria Municipal de Saúde orienta lavar o local da picada com água e sabão e ir até a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima com o escorpião (se possível), para que a espécie seja identifica­da e otimize o diagnóstic­o. Compressas quentes também são permitidas.

Após o registro da presença do aracnídeo, a Vigilância Ambiental faz busca nas proximidad­e do local do acidente. Ainda que a pessoa não tenha sofrido nenhum acidente, a orientação é informar a Vigilância por meio do telefone: 3372-9407.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil