Folha de Londrina

Passado inspira LEC contra o CSA

Londrina quer encerrar semana de comemoraçã­o dos 38 anos da conquista da Taça de Prata voltando a vencer na Série B

- Esporte@folhadelon­drina.com.br

Café. A partida reedita a final da Taça de Prata de 1980, quando o Tubarão goleou no confronto da volta por 4 a 0 e comemorou o seu primeiro título nacional.

O duelo de agora está longe de ter a importânci­a daquele de 38 anos atrás, mas é encarado como fundamenta­l pelo elenco alvicelest­e para que o time volte a vencer e não se distancie do pelotão de frente do Brasileiro. Do atual grupo de jogadores do LEC, ninguém presenciou aquele título, mas todos reconhecem que a história entre os clubes motiva ainda mais para o jogo de sábado, às 16h30.

“É bom poder resgatar a história do clube, conhecer as origens e os detalhes de um título importante”, frisou o volante Moisés. “O Londrina está fazendo várias ações na semana em referência àquela final e espero que isso possa contribuir a nosso favor e até levar mais torcedores ao estádio.”

Como forma de comemorar aquela final, Londrina e CSA vão fazer uma espécie de “revanche” e colocarão em disputa a Taça Caixa de Prata, que ficará com o clube que somar o maior número de pontos após os dois duelos entre as equipes na Série B. A ação tem apoio da CEF (Caixa Econômica Federal), patrocinad­ora das equipes.

O LEC promete ainda homenagear ex-jogadores no sábado, como o goleiro Jorjão, o meia Lívio Vieira e o atacante Zé Dias. O troféu da Taça de Prata estará exposto no Café. A torcida também programa uma festa especial nas arquibanca­das. “É bacana quando há uma certa rivalidade, um confronto com história. Sem dúvida é um algo a mais para este jogo de sábado”, afirmou o meia Patrick Vieira.

Será a primeira vez que Londrina e CSA vão se enfrentar após a decisão de 1980. A ausência do Tubarão e, principalm­ente, do time alagoano durante muitos anos em competiçõe­s nacionais impediu que os clubes se reencontra­ssem neste hiato de 38 anos.

Em nono lugar, com oito pontos, o LEC quer voltar a vencer após dois empates seguidos. Já o CSA é o terceiro colocado, com 12 pontos, e vem de três vitórias consecutiv­as. Na semana em que o Tubarão comemora a conquista do seu título mais importante, que nomes como Lívio, Zé Dias, Nivaldo e Paulinho possam inspirar a geração atual para mais uma vitória diante do rival de Maceió. “Não é uma final agora, mas é um jogo importante para nós. E quem sabe lá no final do ano a gente possa conquistar também o que eles conseguira­m”, ressaltou Moisés.

Será a primeira vez que os dois times vão se enfrentar desde a decisão de 1980

 ?? Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube ?? Moisés destacou a importânci­a de “resgatar a história do clube e conhecer as origens e os detalhes de um título importante”
Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube Moisés destacou a importânci­a de “resgatar a história do clube e conhecer as origens e os detalhes de um título importante”
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil