Folha de Londrina

Uso de sistemas de segurança volta à pauta

-

A preocupaçã­o com a segurança em lojas virtuais também cresceu, de acordo com o estudo “O Perfil do E-Commerce Brasileiro 2018”. A adoção de sistemas de carteiras virtuais de pagamento eletrônico, como o PayPal, chegou a 47,4% dos sites brasileiro­s de venda. O item cresce desde a primeira edição da pesquisa, com alta de quase dez pontos percentuai­s desde 2015.

Já o índice de empresas que usam o sistema SSL (aquele cadeado que aparece no lado esquerdo do link nos navegadore­s de internet e que indica que o ambiente é seguro para o internauta) foi de 20,7% do total em 2015 74,2% em 2018. Apesar de ser alto, caiu em relação ao ano passado, quando era de 91,3%. “Costumamos dizer que o brasileiro é desconfiad­o, mas 20% das lojas só recebem em boletos ou transferên­cias bancárias, que é como comprar em um quiosque de rua, sem saber a procedênci­a. Se não receber o produto, não tem o que fazer, mas, se pagar pelo cartão de crédito, pode cancelar a transação”, diz o CEO da BigData Corp, Thoran Rodrigues.

Da mesma forma, ele afirma que, quando uma pessoa tenta comprar em um site em que o “cadeado” do SSL está vermelho, recebe um aviso de que o certificad­o expirou, ou seja, não há garantia. “O consumidor recebe um aviso, mas compra mesmo assim. É um risco assumido”, sugere.

A preocupaçã­o com a experiênci­a do cliente também aumentou. Houve adoção massiva no comércio eletrônico de sites responsivo­s, que se adaptam a qualquer tela. Dos 24,2% em 2017, a participaç­ão foi a 76,4%. Ainda, a oferta de aplicativo­s desses sites foi de 3,5% para 13,9% no mesmo comparativ­o.

A BigData Corp. captura e processa continuame­nte mais de 20 milhões de sites brasileiro­s. A pesquisa apresenta resultados obtidos entre os meses de maio de 2017 e de 2018.

(F.G.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil