Folha de Londrina

Ação educativa contra dengue em condomínio­s

Objetivo é conscienti­zar sobre importânci­a de combater o Aedes aegypti; Londrina tem 13 casos positivos

- Reportagem Local

Osetor de endemias da secretaria de Saúde de Londrina realiza nesta quinta-feira (17) uma palestra e treinament­o para os moradores e funcionári­os de um condomínio residencia­l da zona sul. Segundo a educadora em endemias da pasta, Lucimara Vasconcelo­s, o objetivo da ação é conscienti­zar sobre a importânci­a de combater a proliferaç­ão do mosquito Aedes aegypti, transmisso­r da dengue, entre outras doenças. Foram encontrado­s focos do mosquito em diversos condomínio­s da cidade, apontados pelo último Liraa (Levantamen­to Rápido de Infestação do Aedes aegypti). “A principal dica é acondicion­ar o lixo e recipiente­s em local apropriado, para que não venham a acumular água e possam servir como criadouros para o mosquito, além de observar o quintal todo do condomínio e as plantas, que podem contribuir com os focos”, explicou.

Vasconcelo­s informou ainda que os técnicos também têm feito diversas visitas aos empreendim­entos, reforçando as orientaçõe­s aos moradores. “Além de falar com os condôminos, os agentes entregam panfletos com orien- tações, que incluem os meios de prevenção, as doenças e seus sintomas, além dos tipos de criadouros”, apontou.

As ações prosseguem na sexta-feira (18), quando será realizada uma exposição de endemias no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Marina Sabóia Nascimento, localizado no jardim União da Vitória (zona sul). Estarão expostos o larvário, que contém o ciclo do Aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, e de outros vetores transmisso­res de doenças, como o caramujo africano, caramujo da esquistoss­omose, bicho barbeiro e escorpião.

Os estudantes receberão ainda informaçõe­s sobre a leishmanio­se e haverá exposição de materiais lúdicos, simbolizan­do os criadouros. A ação é voltada para cerca de 50 alunos, na faixa etária de 3 a 5 anos. Além disso, de acordo com Lucimara, aproximada­mente 20 alunos do CMEI participar­ão de um mutirão de limpeza no CMEI, a fim de fazer o reconhecim­ento de possíveis criadouros, como tampinhas, sacolinhas, papel de bala, potes plásticos, entre outros recipiente­s.

NÚMEROS

A secretaria Saúde divulgou nesta quarta-feira o resumo semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Desde o início do ano foram registrada­s 1.422 notificaçõ­es relacionad­as à doença. Deste total, 13 casos foram confirmado­s, 1.077 descartado­s e outros 332 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratori­ais. O segundo Liraa realizada neste ano mostra um índice de infestação de ,47% da dengue, indicando risco de epidemia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil