Folha de Londrina

AVALIAÇÃO DO PREFEITO

‘Muitas vezes, o remédio é amargo’, afirma prefeito, sobre reprovação de 56% a sua gestão após alta do IPTU

- Guilherme Marconi Reportagem Local

Para Marcelo Belinati, queda de popularida­de é reflexo de medidas de austeridad­e tomadas para “corrigir omissões” de antecessor­es

Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), a queda na confiança que os eleitores têm nele - de 51,5% para 30,5%, como mostrou a pesquisa Multicultu­ral/FOLHA/Paiquerê AM divulgada na quinta (17) - é reflexo das medidas de austeridad­e tomadas para reduzir “omissões” dos demais prefeitos que o antecedera­m.

“Corrigi erros no últimos 20 anos e, muitas vezes, o remédio é amargo”, admitiu Belinati à FOLHA, um dia depois da publicação do levantamen­to sobre os 500 dias de governo que revelou ainda que a aprovação da atual gestão caiu de 52,2% no primeiro ano de gestão para 23%. Além disso, o índice de reprovação subiu de 39,5% para 56%. Outros 21% dos eleitores ouvidos disseram que não sabem avaliar a atual gestão. A margem de erro da pesquisa foi de 3% para mais e para menos. “Eu acredito muito em pesquisa e respeito essas avaliações como fotografia do momento”, avaliou.

Belinati disse que não se arrepende de adotar a opção política “dura” de atualizar a PGV (Planta Genérica de Valores) do IPTU (Imposto Predial e Territoria­l Urbano) que refletiu no aumento do tributo para 98% dos contribuin­tes, e consequent­emente na nota média de 4,3 para o prefeito, segundo o Instituto Multicultu­ral. “Eu não estou preocupado com popularida­de. Já os demais prefeitos preferiram a demagogia. Sou o primeiro prefeito nascido em Londrina e primeiro eleito no primeiro turno. Todos esforços serão percebidos em todas as áreas, na saúde, na malha asfáltica, que está sendo recuperada, e na educação, principalm­ente”, argumentou o pepista.

PROJETOS

Após a crise gerada com a chegada do boleto acoplado com a taxa de lixo, Belinati atendeu apelo do sociedade civil organizada e encaminhou congelamen­to da alíquota de 0,6% sobre valor venal do imóvel, ou seja, recuou seu planejamen­to inicial que era de escalonar os valores até chegar a 1% até 2024. Segundo o prefeito, esse e outros dois projetos do Executivo não tiveram a intenção de melhorar a confiança na atual administra­ção. “Não é esse o objetivo. Esses projetos são resultado de uma ampla discussão com representa­ntes da população. A taxa de lixo não se sustentava no modelo antigo. Outro ponto foram alguns erros que estão sendo corrigidos”, elencou Belinati.

GUARDA MUNICIPAL

O prefeito também comentou o resultado negativo sobre a GM (Guarda Municipal). A pesquisa sondou eleitores sobre o grau de confiança nos órgãos de segurança pública. A GM teve o pior resultado, com 38,5% de não confiança e só 19,5% alegando que confiam muito. “Ocorreram alguns episódios tristes e pontuais que envolveram erros, mas a maioria do efetivo é formada por jovens comprometi­dos”, disse, sobre o envolvimen­to de alguns guardas em homicídios contra civis investigad­os pela polícia. O prefeito defendeu que a GM permaneça armada, mas admitiu que há uma discussão aberta sobre o papel do órgão. “Há uma discussão no âmbito interno, uma corrente que defende que a GM deve atuar somente na proteção dos espaços públicos e outra que acredita que deve fazer o policiamen­to ostensivo.”

Sobre a sondagem a respeito da construção de ciclovias, que mostrou que 47% dos eleitores são favoráveis à iniciativa, o prefeito informou que o estudo feito no Plano de Mobilidade Urbana contratado pelo município irá traçar as melhores rotas. “Entendo como política pública essencial, mas tem que ser feito de forma planejada. Não pode levar nada a lugar nenhum.”

 ?? Saulo Ohara/11-01-2018 ?? Reajuste do IPTU, em janeiro, ainda repercute em boa parte da população; prefeito diz que melhorias serão sentidas “em todas as áreas”
Saulo Ohara/11-01-2018 Reajuste do IPTU, em janeiro, ainda repercute em boa parte da população; prefeito diz que melhorias serão sentidas “em todas as áreas”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil