Folha de Londrina

Iluminação pública em Apucarana

- Reportagem Local

Apucarana

- O Idepplan (Instituto de Desenvolvi­mento Pesquisa e Planejamen­to de Apucarana) divulgou recentemen­te balanço dos serviços de iluminação pública, que aponta que 82% das solicitaçõ­es de manutenção foram atendidas no prazo de 48 horas. Além disso, a prefeitura fez a ampliação de cerca de três quilômetro­s de rede. Segundo o presidente do instituto, Lafayete Luz, a prefeitura executa os serviços de iluminação pública através da contrataçã­o de empresas terceiriza­das. Em 2016, com a resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica, que transferia ao Município os ativos da iluminação pública, a prefeitura assumiu todo o serviço em cerca de 18 mil pontos.

Segundo levantamen­to do Idepplan, das 709 solicitaçõ­es de manutenção feitas entre meados de abril e maio, 349 (49,2%) foram atendidas no mesmo dia, outras 175 (24,7%) no prazo de um dia e 56 (7,9%) em 48 horas. “Atingimos 82% de resolução em 48 horas, que é o prazo máximo estipulado junto à empresa contratada”, comemora Lafayete. Com relação ao restante, ele afirma que há situações que fogem da dinâmica de atendiment­o estabeleci­da. “Isso pode acontecer em períodos de chuva, locais de difícil acesso ou por precarieda­de nas informaçõe­s repassadas pelo solicitant­e”, justificou, informando que as solicitaçõ­es devem feitas pelo fone 0800-6001428.

Nos últimos 90 dias, a prefeitura está atuando para ampliar a rede de energia em cerca de 30 pontos da cidade. “São pequenos trechos onde não existia rede e, por consequênc­ia, iluminação pública. São locais de passagem de pedestres que estavam na escuridão”, observa Lafayete. Nesta situação, estavam várias ligações interbairr­os que foram asfaltadas e, na sequência, recebem também a iluminação pública.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil